quinta-feira, 11 de junho de 2015

FRAUDE: Operação da PF desarticula esquema de R$ 3 bilhões em lavagem de dinheiro

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Quadrilha fazia importações fictícias de produtos superfaturados para retirar recursos do país
RIO - A Polícia Federal informou que deflagrou nesta quinta-feira a Operação Porto Victoria, para desarticular um esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro em vários países. Estima-se que de cerca de R$ 3 bilhões foram lavados em três anos de atuação.
Segundo comunicado da PF, cerca de 130 policiais cumprem 11 mandados de prisão, dois de condução coercitiva e 30 de busca e apreensão em São Paulo, Araras (SP), Indaiatuba (SP), Santa Bárbara do Oeste (SP) e ainda em Curitiba e Resende (RJ).
A atuação da quadrilha começou a ser investigada em 2014 após solicitação da Agência Norte-americana de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), para apuração de fatos envolvendo um brasileiro. Entre os países de atuação do esquema estavam Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos e Hong Kong, além do Brasil.
De acordo com a PF, um dos esquemas retirou ilegalmente divisas da Venezuela por meio de importações fictícias promovidas por empresas brasileiras. Os produtos brasileiros eram superfaturados em até 5.000% para justificar a remessa dos valores vindos da Venezuela. Em seguida, empréstimos e importações simuladas justificavam o envio dos recursos para Hong Kong, de onde então eram encaminhados para outras contas ao redor do mundo.
Outra forma de atuação no Brasil era a realização de importações fictícias realizadas por empresas brasileiras, com a colaboração de operadores do sistema financeiro com bancos e corretoras de valores para envio de dólares para o exterior, com aparência de legalidade.
A PF informou que também foram detectadas transações por meio de um esquema conhecido como “dólar cabo”, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, “à margem do sistema oficial de remessa de divisas”.
Os investigados responderão pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e organização criminosa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |