terça-feira, 28 de agosto de 2012

MUNDO: Obama pede que moradores deixem áreas ameaçadas por Isaac



De OGLOBO.COM.BR
Com agências internacionais


Presidente americano fez apelo para que cidadãos obedeçam orientações de autoridades

Moradores reforçam janelas com madeira em Nova Orleans
Foto: David J. Phillip / AP
Moradores reforçam janelas com madeira em Nova Orleans David J. Phillip / AP
NOVA ORLEANS, Estados Unidos - Em discurso na manhã desta terça-feira, o presidente americano Barack Obama pediu que os cidadãos da costa sul do país obedeçam as orientações de autoridades e deixem as áreas ameaçadas pela chegada da tempestade tropical Isaac. O fenômeno avança nesta terça-feira pela costa do Golfo do México e deve alcançar intensidade de furacão nas próximas horas.
Segundo as previsões do Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tormenta deve chegar à cidade de Nova Orleans, no estado de Louisiana entre a noite desta terça-feira e ou no início de quarta-feira, sete anos depois de o Katrina arrasar a região.
“Isaac deve se tornar um furacão na noite de terça-feira. Um fortalecimento maior está previsto até o centro da tempestade se mover para a terra, aproximadamente na quarta-feira", disse o centro em seu comunicado, emitido às 6h da manhã desta terça-feira, no horário de Brasília.
Em meio aos temores sobre a chegada da tormenta, o presidente Barack Obama marcou um discurso sobre a tempestade, que será realizado na manhã desta terça-feira. Espera-se que chuvas e ventos fortes espalhem-se pela região nas próximas horas, trazendo a ameaça de temporais e inundações.
Na quarta-feira, o desastre causado pelo furacão Katrina em Nova Orleans completará exatos sete anos, aumentando temores sobre Isaac. Segundo autoridades, os piores danos não serão causados pelos ventos, mas sim pela água da chuva que causará inundações, já que grande parte da metrópole está abaixo do nível do mar.
Como medida de precaução, autoridades pedem a milhares de moradores em áreas baixas que saiam de suas residências. Os que preferem ficar estocam comida, água e artigos de primeiros socorros, fortalecendo janelas com madeiras protegendo carros e barcos. A tempestade está prevista para se fortalecer para um furacão de categoria 1, a menor na escala Saffir-Simpson, com ventos superiores a 145 km/h. Apesar de ser bem abaixo da intensidade de Katrina, um furacão de categoria 3, o tamanho do Isaac faz com que os meteorologistas prevejam grandes inundações.
- Mesmo que seja uma tempestade tropical sobre o continente, seu tamanho grande ainda vai gerar tempestades significativas - afirmou o diretor do Centro Nacional de Furacões, Rick Knabb, a repórteres - Isso é potencialmente um risco à vida.
Em 29 de agosto de 2005, o furacão Katrina chegou à região e causou bilhões de dólares em prejuízos e matou mais de 1.800 pessoas. A tempestade Isaac já matou pelo menos 22 pessoas e causou inundações e danos significativos no Haiti e na República Dominicana antes de contornar a ponta sul da Flórida, no domingo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |