quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MUNDO: Reino Unido expulsa diplomatas iranianos e fecha embaixada em Teerã

De O FILTRO

Um dia depois do ataque à embaixada do Reino Unido em Teerã, o governo britânico decidiu reduzir sensivelmente suas relações diplomáticas com o Irã nesta quarta-feira. Alegando que o ataque de terça-feira teve o apoio do governo iraniano, o Reino Unido expulsou todos os funcionários da embaixada do Irã em Londres e anunciou o fechamento de sua representação em Teerã.
Segundo o The Guardian, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, fez o anúncio após receber a confirmação de que os 26 funcionários da embaixada britânica estavam em um avião rumo a Londres. Eles deixaram Teerã com os objetos pessoais que conseguiram salvar, uma vez que os
manifestantes saquearam a área residencial da embaixada, incendiaram o primeiro andar do prédio principal e também alguns carros (foto).
Hague disse que seria “inocente” achar que a invasão da embaixada ocorreu sem “algum grau de consentimento do regime”. “Se algum país torna impossível para nós operar em seu solo eles não podem esperar ter uma embaixada funcionando aqui”, disse Hague.
As relações entre o Reino Unido e o Irã não devem ser completamente cortadas. Londres deve escolher uma outra embaixada para representar seus interesses em Teerã em caso de necessidade. Em outros momentos nos quais as relações estiveram em baixa, a embaixada da Suécia teve este papel. Os interesses dos EUA, que não têm embaixada no Irã há mais de 30 anos, são representados pela embaixada da Suíça.
José Antonio Lima

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |