sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ECONOMIA: Bovespa segue Europa e opera em alta; dólar cai

De O GLOBO.COM.BR


João Sorima Neto
Reuters
Atualizado: 2/12/11 - 12h46
SÃO PAULO - A Bolsa brasileira segue o otimismo europeu e ainda reflete as medidas de estímulo à economia anunciadas pelo governo brasileiro. O Ibovespa operava em alta de 0,77% aos 58.588 pontos, às 12h03m. O dólar mantém a tendência de queda pelo sexto dia consecutivo e opera com desvalorização de 1,27% frente ao real cotado a R$ 1,779. O euro cai 0,74% em relação ao real e está cotado a R$ 2,409.
Os investidores ficaram animados após discurso da chanceler alemã, Angela Merkel, que afirmou que medidas práticas para uma união fiscal dos países da zona do euro já estão sendo tomadas. Merkel disse no Bundestag que França e Alemanha já estão tomando medidas concretas para estabelecer uma união fiscal com maior supervisão dos orçamentos de cada país.
- Nós já não estamos simplesmente falando de uma união fiscal, mas estamos tomando medidas concretas para chegar a ela - disse.
Merkel têm um objetivo específico: evitar a criação de um eurobônus, que transferiria o ônus de problemas fiscais de diversos países para o conjunto da zona do euro.
Nesta quinta, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou que seu país está disposto a sacrificar uma parte da soberania nacional para que seja possível um melhor alinhamento das políticas econômicas. Merkel disse no Parlamento que a integridade do Banco Central Europeu (BCE) deve ser protegida. Ela se reúne com Sarkozy, em Paris, na próxima segunda-feira para finalizar o plano que será apresentado à União Europeia.
Frankfurt sobe 1,35%; Madri tem alta de 2,31%; Paris tem alta de 1,63% e Londres sobe 1,21%.
- O crescimento de um acordo continental de união fiscal na Europa, num processo de coordenação dos orçamentos regionais tem sido bem recebido não só pelos europeus como por investidores mundo afora - diz o estrategista Jason Vieira, da Cruzeiro do Sul corretora.
Nesta sexta, foi divulgado que a taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para 8,6% em novembro, segundo o Departamento do Trabalho. Em outubro, o indicador havia ficado em 9,0%. O resultado de novembro é o mais baixo desde março de 2009. O levantamento mostrou ainda que foram criados 120 mil empregos no mês passado.
No Brasil, a produção industrial caiu 0,6% em outubro, na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais. Em setembro, o indicador havia caído 1,9% sobre agosto,segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado não está influenciando o mercado.
Nesta quinta, a agência de classificação de risco Fitch concedeu nota BBB para a dívida de longo prazo em oeda estrangeira e local do Rio de Janeiro., com perspectiva estável. A agência colocou os títulos do município em grau d einvestimento. A Fitch também elevou o rating em moeda estrangeira e local da Globo Comunicação e Participações de "BBB" para "BBB+", com perspectiva estável. A nota de longo prazo na escala nacional foi reafirmada em "AAA(bra)", também com perspectiva estável.
-A sólida posição financeira e de liquidez da companhia é reforçada por uma geração positiva de fluxo de caixa e um perfil confortável de vencimentos da dívida - justificou a agência,
Na ásia, as bolsas fecharam sem direção definida nesta sexta. Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,54%. Seul encerrou com baixa de 0,01% e, em Hong Kong, o mercado subiu 0,20%. Na China, o índice referencial de Xangai caiu 1,10%.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |