quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ECONOMIA: Bovespa acompanha exterior e abre em alta

Do ESTADÃO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone
Motivos não faltam para o otimismo que predomina entre os investidores hoje. Na Europa, saíram alguns dados positivos da economia e há pouco os Banco Centrais anunciaram algumas medidas. Além disso, enquanto os mercados registraram alta ontem, a Bovespa recuou 1,28%.
“O Brasil não acompanhou os mercados, principalmente por conta de um setor específico, a siderurgia”, diz o economista da corretora Gradual, André Perfeito. Hoje a Bovespa acompanhou a forte alta do exterior e abriu em alta de 0,23%, a 55.436 pontos.
O Banco Central Europeu disse há pouco que os bancos centrais de diversos países coordenam esforços para cortar os preços dos contratos de swap em dólar. A ação foi vista como um movimento para dar suporte ao sistema financeiro global. Os esforços incluem os BCs dos EUA, Canadá, Inglaterra, Japão, Europa e Suíça.
A agenda econômica também é positiva. Perfeito aponta o
desemprego na Alemanha, que atingiu o menor patamar em 20 anos. Na zona do euro e Itália, a taxa subiu.
Outra notícia, vinda da Ásia, surpreendeu os mercados:
a China reduziu o valor do depósito compulsório dos bancos em 0,5 ponto porcentual.
No horário, a bolsa de Londres subia 2,32%, Madri, 2,37%, Paris, 2,73%, e Frankfurt, 3,62%. O dólar recuava 0,76%, a R$ 1,832.
Perto do meio dia, sai o relatório da consultoria ADP sobre a criação de vagas de emprego no setor privado dos EUA.”A expectativa é de melhora”, afirma Perfeito.
Apesar do noticiário positivo, no
Reino Unido dia é de greve contra os cortes de gastos do governo. O ministro das Finanças, George Osborne, disse que o governo precisava levar o setor de pensões públicas para um patamar mais sustentável.
No Brasil, o destaque do dia é a
reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para decidir a nova taxa básica de juros (Selic). A expectativa é de corte de 0,5 ponto porcentual entre a maioria dos analistas. “A minha projeção é de que o colegiado vai seguir o corte de 50 pontos base, como já tem feito . Não vai criar nenhuma surpresa”, diz o economista.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |