segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MUNDO: Síria cometeu crimes contra a humanidade, diz relatório da ONU

De O FILTRO

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta segunda-feira (28) um relatório sobre a situação na Síria que pode deixar mais perto uma intervenção internacional no país comandado por Bashar al-Assad. O relatório, produzido pelo diplomata brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, aponta que o regime Assad cometeu crimes contra a humanidade na repressão, incluindo torturas, violações sexuais, assassinatos e sequestros de milhares de pessoas, inclusive crianças.
O Estadão traz detalhes do
relatório sobre a Síria, divulgado em Genebra, na Suíça:
Pinheiro, que já foi ministro de Direitos Humanos no Brasil, revela uma verdadeira máquina de repressão, com a tortura e execuções ocorrendo em estádios de futebol, escolas e hospitais. Para ele, não resta dúvida de que soldados não conduziram essas operações sem o conhecimento de seus superiores. Pelas testemunhas que aceitaram falar com a comissão, está claro que as ordens de massacrar os protestos da forma que fosse necessária vinha da cúpula.
O relatório deve reforçar as pressões internacionais para que a Síria seja alvo de uma intervenção semelhante à que ocorreu na Líbia e que foi encerrada com a deposição e posterior assassinato de Muammar Khadafi. Na semana passada, a França, que ao lado dos Estados Unidos e do Reino Unido liderou a ofensiva na Líbia, sugeriu a criação de um
“corredor humanitário” na Síria, o que poderia ser entendido como o prenúncio de uma ofensiva maior. No mesmo dia, fontes israelenses disseram ao jornal Haaretz acreditar que a Turquia, vizinha da Síria, estava perto de ocupar partes do território sírio com o objetivo de criar uma “zona tampão” para proteger os rebeldes sírios.
No domingo, a pressão contra o regime de Bashar al-Assad aumentou. A
Liga Árabe anunciou sanções à Síria pela falta de cooperação do governo de Assad para frear a repressão.
José Antonio Lima

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |