quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COMENTÁRIO: Atividade industrial na China cai; Lagarde vem pedir ajuda

Por MIRIAM LEITÃO - De O GLOBO

As bolsas europeias comemoraram ontem a decisão dos BCs de injetar mais liquidez nos mercados financeiros, tentando apagar o incêndio do rebaixamento dos bancos. Hoje, pela manhã, operavam estáveis.
Mas uma má notícia foi divulgada hoje sobre a economia chinesa, o motor que puxa o mundo. No mês passado, a atividade industrial teve a maior queda em três anos.
Lagarde no Brasil
A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, está no Brasil de pires na mão para pedir ajuda aos países em crise na Europa. Se ajudarmos, seria via FMI, e não diretamente aos governos. Através do Fundo, o Brasil pode aumentar a pressão para que sua participação no FMI cresça. Já que estão pedindo dinheiro para nós, queremos mandar um pouco mais.
Nos anos 80, o Brasil pedia empréstimo ao FMI. Depois, teve o plano Real, a estabilização da economia, o aumento das reservas. Agora, estamos numa situação boa.
Emprestar ao FMI não é ruim, porque esse dinheiro é remunerado, não se trata de doação. Grande parte das nossas reservas são mal remuneradas, porque são aplicadas em títulos do governo americano.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |