quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

MUNDO: México investiga explosões que mataram 31 em mercado de fogos de artifício

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Ao menos 72 ficaram feridos e há dezenas de desaparecidos

Equipes de resgate trabalham no local do grande incêndio em busca de vítimas - RONALDO SCHEMIDT / AFP

CIDADE DO MÉXICO — O número de mortes decorrentes da explosão em um mercado especializado em fogos de artifício na comunidade de Tulpetec, no subúrbio da Cidade do México, subiu para 31 nesta quarta-feira. Segundo as autoridades locais, 72 pessoas ficaram feridas e ao menos 48 ainda estão desaparecidas. A Procuradoria Geral informou que iniciou uma investigação para determinar as causas do acidente, que provocou "seis explosões de pirotecnia", enquanto autoridades ainda não puderam descartar a possibilidade de um ato deliberado.
— Vinte e seis pessoas morreram no local e cinco em hospitais — afirmou Alejandro Gómez, procurador do estado do México.
A explosão ocorreu às 14H50 local (18H50 Brasília) no mercado de fogos conhecido como San Pablito, que estava repleto de pessoas devido às festas de final de ano.
Imagens de TV mostram uma enorme coluna de fumaça no mercado, que é o maior deste tipo no México. Vídeos nas redes sociais mostram uma série de explosões de material pirotécnico durante o episódio.
Três horas após a explosão, o fogo foi controlado pelos bombeiros, que passaram a procurar vítimas entre os escombros das centenas de barracas que integravam o mercado. Tropas do Exército e equipes de emergência resgataram os feridos com ambulâncias e helicópteros. Ao menos 100 policiais foram enviados ao local para manter a ordem e controlar dezenas de pessoas a procura de notícias sobre amigos e familiares que estavam no mercado.
"Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida neste acidente e meus desejos de breve recuperação para os feridos", escreveu o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.
Explosões assustaram moradores da região e quem circulava perto do mercado - Jose Luis Tolentino / AP

HISTÓRICO PROBLEMÁTICO
Em 2005 e 2006, incêndios no mesmo mercado destruíram vários estandes no local. Após os episódios, medidas de prevenção a acidentes com material inflamável foram impulsionadas na região.
"O mercado tem postos perfeitamente desenhados, com espaços suficientes para que não haja uma deflagração em cadeia em caso de explosão", disse em comunicado no último dia 12 o diretor geral do Instituto Mexiquense de Pirotecnia, Juan Ignacio Rodarte Cordero.
Germán Galicia Cortés, presidente do mercado de San Pablito, garantiu na mesma nota que todas as medidas de segurança necessárias estavam em ordem no local, principalmente aquelas em relação a incêndios.
Tultepec é uma zona densamente povoada. San Pablito tem 300 estandes atualmente, e também funciona como fábrica de materiais pirotécnicos, recebendo centenas de pessoas diariamente.
No México, feriados são comemorados em muitos lugares com o uso de fogos de artifício. No final de ano, o movimento cresce nas lojas de pirotecnia.
Outros incêndios em fábricas legais e clandestinas de fogos na cidade e no México já deixaram dezenas de mortos ao longo dos anos. No mais grave, em Celaya (Guanajuato), 56 pessoas morreram e 350 ficaram feridas em 1999.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |