quarta-feira, 27 de julho de 2016

OLIMPÍADAS: Força Nacional vai patrulhar o metrô durante os Jogos Olímpicos

OGLOBO.COM.BR
POR CARINA BACELAR

Diretor da concessionária diz que tropas ocuparão entradas de estações consideradas estratégicas

Reforço na segurança - Marcelo Carnaval / Agência O Globo

RIO - A missão de garantir a tranquilidade do público que usará o metrô na ida e na volta dos locais de competições foi reforçada: a Força Nacional de Segurança vai patrulhar os acessos a algumas estações, consideradas estratégicas. A informação foi divulgada ontem pelo diretor de operações da concessionária que opera o sistema, Daniel Habib. Ele, no entanto, não revelou o tamanho do efetivo nem os locais que contarão com vigilância especial.
De acordo com Habib, a Polícia Militar também ocupará as entradas de várias estações. Contando com o início do funcionamento da Linha 4, o metrô deverá receber 1,05 milhão de passageiros por dia, 200 mil a mais que a média atual.
Passageiros também contarão com 500 agentes da concessionária MetrôRio, que foram treinados para evitar ameaças terroristas. Outros 600 seguranças, de empresas terceirizadas, se juntarão ao grupo encarregado de vigiar as plataformas e os trens.
— Antes de começaram a trabalhar no metrô, nossos agentes de segurança passam por cinco meses de treinamento. Para a Olimpíada, eles tiveram aulas com a Força Nacional de Segurança e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) — disse Habib, ressaltando que até os faxineiros do sistema receberam orientações: a descoberta de objetos suspeitos, como mochilas abandonadas, será imediatamente comunicada a policiais.
Até terça-feira, as equipes de seguranças do metrô participaram de dez simulações de ataques terroristas, nas quais acompanharam todos os procedimentos adotados por forças militares.
— Temos mais de 900 câmeras instaladas em todo o sistema. Com esses equipamentos, a gente consegue monitorar o que acontece em cada estação. Nossa área de inteligência estará integrada com agentes de segurança brasileiros e estrangeiros — afirmou o diretor de operações da MetrôRio.
No entanto, o efetivo de vigilantes e as câmeras do sistema não foram suficientes para evitar a ocorrência de alguns crimes. Em março, um camelô foi baleado numa perna durante um assalto na Estação Carioca. Em julho do ano passado, um tiroteio deixou um morto e um ferido na Uruguaiana, onde ladrões roubaram um auxiliar de serviços gerais em frente à bilheteria.
Segundo Habib, as características dos deslocamentos do público de competições da Olimpíada será diferente do fluxo de rotina, que normalmente tem picos pela manhã no sentido Centro e à tarde na direção dos outros bairros:
— Na Olimpíada, serão realizadas viagens com grande número de passageiros em todas as direções. Como os eventos vão acontecer em outros horários (além do rush tradicional), teremos um bom fluxo em momentos nos quais não havia muita demanda.
NOVOS HORÁRIOS
As estações da Linha 1 funcionarão, excepcionalmente, das 5h à 1h30m ao longo do período de competições — nos dias das cerimônias de abertura e encerramento, 5 e 21 de agosto, respectivamente, o horário será das 6h30m às 2h. Já a Linha 2 vai operar quase sempre das 5h à meia-noite (no início e no término dos Jogos, o horário será das 7h às 2h).
A Linha 4 funcionará das 6h à 1h, menos nos dias da abertura e do encerramento da Olimpíada, quando vai operar das 7h às 2h (há outras datas com pequenas alterações de horário).
Uma outra novidade do metrô será um serviço de atendimento a turistas estrangeiros. Haverá 160 funcionários fluentes em inglês distribuídos pelas estações, além de 300 voluntários bilíngues que trabalharão em postos montados pela concessionária do sistema.
— Vamos distribuir folhetos em português e inglês. Além disso, há o material disponibilizado pela prefeitura e pelo Comitê Rio-2016 — contou Habib.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |