quarta-feira, 27 de julho de 2016

MUNDO: Homem que atirou em Reagan, em 1981, deixará o hospital psiquiátrico

FOLHA.COM
DA ASSOCIATED PRESS

O homem que tentou assassinar o presidente americano Ronald Reagan (1911-2004), há pouco mais de 35 anos, recebeu permissão da Justiça para deixar o hospital psiquiátrico onde vive em Washington.
John Hinckley Jr., autor de disparos do lado de fora de um hotel que feriram Reagan e outras três pessoas, está pronto para viver em comunidade, afirmou o juiz Paul L. Friedman nesta quarta-feira (27).
Hinckley Jr. não foi considerado culpado pela tentativa de assassinato do então presidente por razão de insanidade.
Ron Edmonds - 30.mar.1981/Associated Press 
Atentado contra o presidente americano Ronald Reagan em Washington, em 1981

Há anos, os médicos dizem que Hinckley Jr., 61, não está mais atormentado pela doença mental que o levou a atirar em Reagan, em uma tentativa de chamar atenção da atriz Jodie Foster.
A liberação do hospital por tempo integral se deu após um processo de mais de uma década. Em 2003, a Justiça permitiu que Hinckley Jr. deixasse o hospital para visitas de um dia com seus pais, na área de Washington.
Três anos depois, ele foi liberado para visitar a casa de seus pais, na Virgínia, por períodos de três noites. Ao longo dos anos, esse período foi estendido e, no ano passado, ele foi autorizado a ficar 17 dias por mês na casa.
Nesse tempo fora do hospital, Hinckley Jr. teve que cumprir certas condições — e muitas delas serão mantidas. Como participar de terapia individual e em grupo, proibição de falar à imprensa e limites geográficos em viagens.
Evan Vucci - 18.nov.2003/Associated Press 
John Hinckley Jr. chega a audiência em corte de Washington, em 2003; foi liberado para visitas diárias

Documentos da Justiça mostram que ele tem tido uma vida movimentada, com trabalhos voluntários na igreja e em um hospital psiquiátrico, participação em debates em um museu local de artes e em shows.
Seus hobbies incluem pintura, violão e fotografia. Hinckley Jr. já manifestou interesse em trabalhar em tempo integral, e já foi a um Starbucks e um Subway para conversar sobre uma potencial vaga.
"Não gosto de ficar passando os canais da TV, quero fazer coisas", disse ele, segundo um documento judicial. Ele também afirmou que quer "se integrar" e ser "um bom cidadão".
Reagan morreu em 2004, aos 93 anos de idade.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |