segunda-feira, 23 de novembro de 2015

TERROR: Cameron quer ação britânica na Síria e oferece base no Chipre à França

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Antes de reunião no Palácio do Eliseu, premier britânico e presidente francês visitaram o Bataclan

Francois Hollande e David Cameron falam com jornalistas depois de reunião do Palácio do Eliseu - ERIC GAILLARD / REUTERS

PARIS - O presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, concordaram em aumentar a cooperação na luta contra o terrorismo depois de uma reunião em Paris. Mais cedo, os dois visitaram a casa de espetáculos Bataclan para prestar homenagem às 90 pessoas que morreram no local, um dos cenários dos ataques que atingiram a capital francesa há dez dias e que deixou um total de 130 mortos.
Reunidos no Palácio do Eliseu, Hollande reafirmou que a França intensificará os bombardeios na Síria e Iraque com o objetivo de provocar o “maior dano possível” ao Estado Islâmico (EI).
— Vamos intensificar nossas incursões aéreas, vamos escolher os objetivos que provoquem o maior dano possível a esta organização terrorista — declarou o presidente ao lado de Cameron.
O premier, por sua vez, disse estar convencido de que o Reino Unido também deve realizar ataques aéreos na Síria para derrotar os jihadistas e ofereceu à França a base britânica no Chipre.
— Ainda nesta semana eu vou levar ao Parlamento nossa estratégia global para combater o EI — disse Cameron. — Eu apoio firmemente a ação do presidente Hollande de atacar o EI na Síria e estou convencido de que o Reino Unido também deve fazer isso.
Na tentativa de conseguir mais apoio para uma coalizão internacional na luta contra o EI, o presidente da França viajará para Washington e Moscou esta semana.
Antes do encontro no Palácio do Eliseu, os dois líderes foram até o Bataclan de Paris para prestar homenagem às vítimas dos ataques de 13 de novembro. Cameron e Hollande depositaram uma rosa cada diante da casa de espetáculos, segundo a presidência francesa. Na sua conta no Twitter, o premier britânico publicou uma fotografia de ambos no local. A visita não havia sido anunciada.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |