quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MUNDO: Em reunião com Macri, Cristina rejeita colaborar na transição política

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Presidente eleito disse que encontro ‘não valeu a pena’, pois não haverá coordenação entre ministros

Mauricio Macri fala com jornalistas após encontro com Cristina Kirchner - JUAN MABROMATA / AFP

BUENOS AIRES — O encontro entre a atual presidente argentina, Cristina Kirchner, e seu sucessor Mauricio Macri na terça-feira era para ser primeiro passo para a transição política, mas não foi o que o ocorreu. Depois da reunião que durou cerca de uma hora, o chefe de Estado eleito disse que foi um evento “cordial”, mas horas depois afirmou a um canal de televisão que não valeu a pena, pois a previsão é que não ocorra coordenação entre os ministros das duas gestões.
— Estivemos sozinhos. Ela me disse que tinha me chamado para me felicitar pessoalmente. Mas não valeu a pena. Não haverá nenhum encontro entre nossos ministros — disse Macri ao canal TN.
Os dois estiveram sozinhos, sem testemunhos ou registros oficiais, com os acompanhantes de Macri em uma sala a parte. Mas segundos relatos de pessoas próximas ao presidente eleito, eles não se entenderam muito bem e Cristina evitou falar sobre transição.
O liberal teria pedido a Cristina que permitisse aos novos ministros se encontrarem nos próximos dias com os que vão substituir, para que possam conhecer a real situação de todas as áreas da administração. No entanto, a atual presidente recusou.
— Disse que estariam a disposição depois de 10 de dezembro, não antes — contou uma das fontes próximas ao presidente eleito.
Além disso, a Presidência também negou a Macri o uso da sala de imprensa para receber jornalista para uma entrevista coletiva. A desculpa oficial é de que o local não estava apto para ser usado foi de que a redação não estava apto. Aparentemente chateado, o novo presidente saiu a pé da residência de Olivos, apesar da recomendação das Forças de segurança para que não o fizesse.
O governo, no entanto, não fez comentários sobre o encontro, e a Casa Rosada segui as estritas ordens da presidente de não divulgar fotos da reunião.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |