terça-feira, 24 de novembro de 2015

MUNDO: Queda de jato russo terá consequências graves, diz Putin

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Segundo governo turco, aeronave teria invadido espaço aéreo do país. Otan convoca reunião
Imagem registrada pela emissora Haberturk TV mostra jato russo abatido pela Turquia em chamas - AP

ANCARA - Após jatos turcos F16 abaterem um jato SU-24 russo perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira, o presidente Vladimir Putin disse que a derrubada do avião militar foi "uma punhalada nas costas" por parte da Turquia e terá "consequências graves" nas relações entre os dois países. De acordo com fontes presidenciais turcas, a Rússia foi alertada previamente e a ação seguiu as regras de violação do espaço aéreo. As autoridades de Defesa russas, no entanto, negam qualquer infração.
— A perda de hoje é uma facada nas costas que foi dada pelos cúmplices dos terroristas — declarou Putin em coletiva de imprensa na presença do rei da Jordânia, Abdullah II, segundo a AFP. — Certamente, vamos analisar o que aconteceu. E os eventos trágicos de hoje vão ter consequências sérias nas relações russo-turcas.
Em outro golpe a Moscou, rebeldes sírios lançaram um míssil contra um helicóptero russo na província de Latakia, forçando um pouso de emergência, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). Segundo o jornal britânico "The Guardian", a aeronave tinha ido resgatar os pilotos do avião abatido mais cedo.
Um porta-voz da Otan informou que a aliança vai convocar uma reunião sobre a situação nesta terça-feira a pedido do governo turco. O presidente Recep Tayyip Erdogan também vai debater o caso com os chefes de Inteligência, as Forças Armadas, o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu e alguns ministros.
Após a aeronave ser atingida, os pilotos dos jatos se auto ejetaram e saltaram de paraquedas até o solo. Segundo integrantes de um grupo sírio rebelde, um dos dois pilotos se feriu e morreu ao chegar ao solo. O outro continua desparecido, mas há relatos não confirmados de que ele também teria morrido. Helicópteros foram enviados para regatá-los, mas há informações de que uma das aeronaves foi atingida por um míssil disparado por insurgentes sírios.
Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, disse que a queda do jato é "um incidente muito sério", mas que ainda é cedo para tirar conclusões. Segundo comunicado do Ministério da Defesa, o avião militar voava a 6 mil metros de altura.
Região aproximada da queda do jato russo - Editoria de Arte

"Durante toda a duração do voo, a aeronave estava exclusivamente em território sírio. Isso foi registrado em sistemas de monitoramento confiáveis", sustenta o órgão do governo russo na nota.
O Exército da Turquia afirmou que a aeronave foi alertada da violação 10 vezes no período de cinco minutos. As autoridades informaram que um segundo avião também se aproximou da fronteira e foi avisado.
— A informação que temos é muito clara. Havia dois aviões se aproximando da fronteira, nós os alertamos à medida que chegavam mais perto — disse uma autoridade sênior turca.
Em repercussão ao ocorrido, o encarregado miliar turco em Moscou foi convocado pelo ministério da Defesa, indicou a embaixada da Turquia na Rússia. As autoridades turcas também chamaram o encarregado de negócios russos em Ancara pelo mesmo motivo.
— Esta não é nenhuma ação contra um país específico, nossos jatos se posicionaram para defender o território turco — disse outro funcionário do governo turco.
OTAN E ONU
Davutoglu, disse que o país tomará "todo tipo de medida" diante de violações das fronteiras. Ele se reuniu com o chefe do Exército, general Hulusi Akar, e o ministro das Relações Exteriores, Feridun Sinirlioglu, e decidiu levar a questão a Otan, da qual a Turquia é integrante. A aliança militar convocou uma reunião para esta terça-feira.
"A Otan segue de perto a situação. Estamos em contato com as autoridades turcas", afirmou o porta-voz da organização.
Imagens registradas pela emissora turca privada Haberturk TV mostram um avião caindo em chamas em uma área arborizada. A aeronave foi abatida em uma região conhecida como "Montanhas Turkmen" no Norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia, informou a emissora.
A campanha militar russa na Síria em apoio ao presidente Bashar al-Assad na luta contra o terrorismo começou no fim de setembro. O Kremlim afirma que mira apenas em alvos do Estado Islâmico e outros grupos extremistas, mas entidades ativistas e países ocidentais afirmam que os bombardeios têm atingido rebeldes opositores ao regime.
No mês passado, jatos da Turquia interceptaram um jato que cruzou a fronteira com a síria. O governo turco, crítico ao papel de Assad no conflito Sírio, alertou as autoridades russas e sírias a respeito da violação do espaço aéreo na ocasião.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |