quarta-feira, 2 de outubro de 2013

POLÍTICA: Dilma não vai nomear novos ministros agora

Por 
ILIMAR FRANCO - Panorama Político - OGLOBO.COM.BR

Para o desconforto do PMDB que esperava fazer o senador Vital do Rego (PB) o novo ministro da Integração Nacional, a presidente Dilma avisou ao partido que vai manter o interino no cargo até dezembro. Num encontro na noite de terça-feira, no Planalto, com o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), Dilma comunicou que pretende anunciar o novo ministro junto com a realização de uma reforma ministerial mais ampla, que pretende promover em dezembro.
Esta decisão significa manter no cargo, por pelo menos três meses, o interino Fernando Teixeira, engenheiro ligado ao ex-minsitro Ciro Gomes e que ocupava a Secretaria de Infraestrutura Hídrica da pasta. Os peemedebistas não estão satisfeitos com este desfecho. Eles esperavam voltar imediatamente ao ministério que ocupavam no governo Lula e do qual foram afastados no governo Dilma para dar lugar a um indicado pelo governador Eduardo Campos (PE), principal dirigente do PSB. Amanhã a presidente Dilma volta a conversar com o PMDB em reunião com seu vice-presidente, Michel Temer, presidente licenciado do partido.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rego, nome consensual do PMDB, vai ficar três meses sujeito a chuvas e trovoadas. Com o adiamento e com a nomeação no âmbito de uma reforma ministerial mais ampla também se reduz a certeza de que a pasta será ocupada por um peemedebista. A presidente não tratou da Secretaria dos Portos, mas a conclusão dos aliados é de que uma definição sobre a substituição do atual ministro, Leônidas Cristino, também ligado ao governador Cid Gomes (CE), também ficará para dezembro.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |