terça-feira, 7 de maio de 2013

ECONOMIA: A "leoa" vai rugir?

Do POLÍTICA & ECONOMIA NA REAL

Denominada pelo secretário geral da presidência da República como uma "leoa" no combate a inflação, a presidente Dilma está prestes, segundo indicações de Brasília, a rugir bravo nos próximos dias - ou horas. Rugir para dentro do governo, com cobranças a seus auxiliares, e para fora, com alguma nova medida econômica e, naturalmente, com críticas aos "pessimistas" e aos de má vontade. O alvo não vai ser apenas a inflação.

A "leoa" vai rugir ? - II
A semana do feriado do Dia do Trabalho não foi das mais felizes para a presidente, pelo contrário. Dois pontos, principalmente, "balançaram o coreto" do otimismo brasiliense :
1. Novamente o crescimento da indústria em março, de apenas 0,5%, quando a expectativa geral era de um crescimento em torno de 1,3%. Isto levou a uma revisão imediata, por parte de muitos analistas, de suas previsões para o crescimento do PIB este ano. A equipe do economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros, por exemplo, uma das mais ponderadas e com bom grau de acerto, já reviu suas projeções de 3,5% para 2,7%.
2. A deterioração do déficit comercial está se acelerando - foram mais de US$ 6 bi no primeiro quadrimestre, com as importações crescendo bem mais que as exportações. Também nesse item não se acredita mais em saldo positivo, mesmo assim contando-se com extraordinária recuperação nos 8 meses daqui até dezembro.

A "leoa" vai rugir ? - III
Para mal dos pecados da presidente, com o 1º de maio a inflação subiu definitivamente nos palanques eleitorais. Agora com riscos de produzir caraminholas na cabeça dos eleitores, pois os preços estão pegando direto no bolso do consumidor. Desde que o Plano Real botou um freio na inflação cronicamente elevada que assolava o país desde o fim dos anos de 1970, nunca mais a dança dos preços tinha ocupado lugar de destaque no debate político-eleitoral. No discurso do Dia do Trabalho, pela quarta vez em menos de dois meses, Dilma viu-se forçada a enfatizar seu "desamor" pela inflação, principalmente depois que a oposição passou a acusá-la de "leniência" com a rebelião dos preços e o tema entrou também no foco das centrais sindicais.

A "leoa" vai rugir ? - IV
Mesmo a CUT, mais governista que suas rivais no movimento sindical, fez referências ao tema na sua festa do Trabalho em São Bernardo. Amanhã, o IBGE anuncia o IPCA, a medida oficial da inflação, de abril. A previsão é que o índice virá mais alto que o de março. A inflação medida em 12 meses, no entanto, deverá ficar abaixo dos 6,5%. Mas não será um grande alívio - as incertezas são muitas e, ao contrário do que se previa, os preços dos alimentos estão resistentes.

A "leoa" vai rugir ? - V
Dilma, segundo as informações que seu auxiliares vazaram nos dias que antecederam o discurso de 1º de maio, pretendia aproveitar o evento para anunciar outra bondade para os trabalhadores. Seria uma espécie de "kit mobília" : o programa Minha Casa, Minha Vida passaria a financiar também a compra de geladeiras, fogões, máquinas de lavar. Por razões não explicadas, o pacote não saiu e Dilma perdeu o discurso para a oposição. Aguarda-se o troco esta semana. O sono não deve estar sendo muito tranquilo nas cercanias do Palácio do Planalto e dos ministérios econômicos.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |