segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SAÚDE: Secretaria de Saúde confirma surto de meningite em Sauípe, na Bahia; três morreram

De O GLOBO.COM.BR

O Globo (opais@oglobo.com.br) com Jornal da Manhã


SALVADOR - Um surto de meningite C foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia depois que sete casos da doença, com três mortes, foram registrados em uma semana em Costa do Sauípe, no Litoral Norte da Bahia.
Há quatro homens internados no Hospital Couto Maia, entre 22 e 25 anos de idade. Um está em estado grave e corre risco de morrer. Eles são funcionários do hotel. No complexo aconteceu, entre quarta-feira e sábado, o Sauípe Folia, uma micareta indoor.
O coordenador de Vigilância de Emergência e Saúde Pública, Juarez Dias, diz que o primeiro caso foi registrado no dia 4 de setembro. O segundo, no dia 7 de setembro. E na sexta-feira, os casos se aglomeraram no mesmo local e por isso foi classificado como surto da doença.
As três mortes foram registradas no último dia 7, nesta sexta-feira e neste sábado. A mulher tinha 54 anos e os dois homens, 20 e 23.
- O surto foi comunicado tanto para a coordenação do evento quanto ao Complexo Sauípe. O evento ocorreu numa arena externa ao hotel e os casos de meningite aconteceram em uma população que trabalhava na cozinha e com arrumação. Não lidavam diretamente com o público e, teoricamente, o risco de disseminação era menor. Por isso, não se optou pela interrupção da atividade - afirma Juarez Dias.
Como medida preventiva, a Secretaria informou que cerca de 1.800 pessoas que estiveram em Costa do Sauípe neste período receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos. Os funcionários deverão ser vacinados contra meningite e outras doenças.
Segundo a Vigilância, todos os hotéis da rede foram comunicados pela direção da Costa do Sauípe. Parentes dos doentes estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. A maioria morava em outros municípios.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |