segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ECONOMIA: Bovespa segue Europa e cai na abertura

Do ESTADÃO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone

A abertura negativa da Bolsa de Valores de São Paulo nesta segunda-feira já estava dada, segundo especialistas. O aumento das preocupações com a Grécia derruba as bolsas na Europa e carregou consigo o índice Bovespa. Na abertura, o Ibovespa recuava 0,11%, a 55.716 pontos.
“A queda de hoje segue a baixa de sexta-feira”, diz o analista-chefe da corretora Walpires, Leandro Martins. A expectativa era grande para o fim de semana por conta de uma ameaça de calote da Grécia, que não se concretizou.
Pelo contrário, a Comissão Europeia anunciou ontem que enviará “nos próximos dias” uma equipe de especialistas para Atenas encarregada de concluir o trabalho para um novo pacote de resgate até o final do mês.
A notícia, no entanto, não diminuiu a tensão dos mercados. Na Ásia, as bolsas fecharam em forte queda, movimento que também é observado na europa nesta manhã. Às 10 horas, a Bolsa de Londres caía 2,16%, Paris recuava 4,42%, Frankfurt desvalorizava-se 3,27% e Madri tinha baixa de 3,33%.
No Brasil, saiu o relatório Focus do Banco Central apontando que o mercado espera agora um crescimento menor e inflação maior em 2011. Analistas projetaram o PIB deste ano em 3,56% e a inflação em 6,45%.
Segundo Leandro, as baixas na Bovespa criam boas oportunidades de compra de ações por pessoas físicas, mas os iniciantes têm de estar preparados para a volatilidade e adotar uma estratégia. “O stop de venda tem de estar bem posicionado em um nível que o investidor aceita perder”, diz, ressaltando que a volatilidade está alta.
Leia tudo sobre os mercados financeiros e a crise econômica nos Estados Unidos e Europa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |