quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ECONOMIA: Moody's rebaixa rating de bancos franceses em meio à crise europeia

De O Globo, com agências (economia@oglobo.com.br)

RIO - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou em um nível o rating (nota) de crédito dos bancos franceses Crédit Agricole e Société Générale, nesta quarta-feira. A nota da dívida de longo prazo do Société Générale foi rebaixada de "Aa3" para "Aa2". Já o Crédit Agricole teve o rating da dívida de longo prazo rebaixado de "Aa2" para "Aa1". A justificativa foi a elevada exposição dessas instituições aos títulos da dívida pública da Grécia.
A Moody's também pôs sob revisão o BNP Paribas, o maior banco da França, afirmando que a lucratividade e a base de capital da instituição ainda são adequados para sustentar sua exposição à dívida de Grécia, Portugal e Irlanda. O BNP anunciou também nesta quarta-feira um plano para vender 70 bilhões de euros (US$ 95,7 bilhões) em ativos para aliviar os temores dos investidores sobre a atual alavancagem e capacidade de financiamento.
As ações dos três bancos franceses avaliados pela Moody's caíram no início do pregão da bolsa de valores de Paris. Mesmo com o rebaixamento, as notas do Crédit Agricole e do Société Générale ainda são consideradas "grau de investimento". A redução, no entanto, é uma forma de a agência dizer aos investidores que piorou a sua avaliação sobre a situação financeira desses bancos.
A exposição é considerada elevada porque esses bancos detêm muito dinheiro aplicado em títulos gregos, enquanto o governo da Grécia se complica cada vez mais para cumprir suas obrigações financeiras e cortar gastos públicos. A situação do país só faz aumentar o risco de calote e perdas financeiras para quem espera remuneração de juros de títulos da dívida.
A Moody's tinha colocado o rating dos bancos franceses em revisão no dia 15 de junho. A agência informou que, durante a revisão, aumentou a preocupação com os desafios desses bancos para manterem a liquidez.
Com risco de contágio cada vez maior vindo da economia grega, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se preparam para ter uma conversa mais dura com o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou. Os dois vão reforçar a importância de manter as metas do plano de austeridade.
Bancos franceses têm a maior exposição em empréstimos e aplicações em títulos públicos na Grécia, segundo o Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |