terça-feira, 13 de setembro de 2011

MUNDO: Taleban ataca embaixada dos EUA e Otan no Afeganistão

Do ESTADÃO.COM.BR

Reuters e Efe


Série de explosões e tiros puderam ser ouvidos no distrito que abriga embaixadas em Cabul
CABUL - Um grupo de taleban provocou nesta terça-feira, 13, várias explosões no centro de Cabul junto à embaixada dos Estados Unidos e ao quartel-general da Otan, onde no início da tarde teve início um tiroteio, informou uma fonte policial à Agência Efe.
"Pôde ser escutada uma série de explosões seguidas de disparos. Estamos investigando os fatos", declarou o porta-voz da Polícia de Cabul, Hashmat Satanikzai.
Vários taleban estariam armados com lançadores de foguetes, AK-47s e coletes com bombas próximo ao distrito que abriga as embaixadas, uma região com forte segurança no centro de Cabul. Segundo um repórter da France Presse, o ataque começou com uma ação suicida contra prédios da inteligência local e estrangeira.
De acordo com a CNN, o Taleban já assumiu a responsabilidade. "Nossos insurgentes atacaram a cidade de Caul", disse o porta-voz taleban Zabiullah Mujahid. "Os alvos eram a embaixada dos EUA, organizações governamentais e outras organizações estrangeiras".
A polícia informou que homens armados estavam disparando de um edifício alto em construção na praça Abdul Haq, que fica a cerca de 300 metros da embaixada norte-americana. Há várias outras missões estrangeiras na área.
Pelo menos um foguete caiu no prédio da Tolo TV, uma emissora privada, e outro perto de uma minivan que levava crianças para a escola.
Segundo o chefe da Unidade de Investigação Criminal de Cabul, Mohammad Zair, cinco taleban participaram do ataque. "Há cinco taleban envolvidos, mas eu não posso te dar mais detalhes porque a operação ainda está em andamento", disse.
Nadira Hayat Burhani, representante do Ministério da Saúde, disse que quatro civis ficaram feridos na ação e foram encaminhados a dois hospitais.
O Taleban lidera uma violenta insurgência no Afeganistão. Há atualmente cerca de 140 mil soldados estrangeiros no país.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |