quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MUNDO: Ataques em Cabul terminam com insurgentes mortos; EUA veem ligação de grupo paquistanês


De O GloboCom agências internacionais

CABUL - Depois de 20 horas de ataques em Cabul, forças afegãs mataram todos os últimos insurgentes envolvidos na ação coordenada que atingiu a embaixada dos EUA, a sede da Otan e prédios do governo do Afeganistão. Pelo menos 27 pessoas morreram, entre elas cinco policiais, 11 atiradores e 11 civis, dos quais mais da metade era criança. O Talibã reivindicou os ataques, mas o embaixador dos EUA na capital afegã, Ryan Crocker, disse que a rede terrorista Haqqani está envolvida no ataque, o mais complexo já realizado em Cabul. Baseada no Paquistão, a rede é aliada de talibãs e da al-Qaeda, mas opera de forma independente.
Seguindo a mesma linha da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que
chamou o ataque de "covarde" e disse que os americanos não iriam se intimidar, o embaixador dos EUA também reafirmou que a transição do controle sobre a segurança para as forças afegãs não será impedida. O cronograma para a saída das tropas estrangeiras, no país há quase dez anos, prevê a retirada até o fim de 2014.
- A transição seguirá em paz - afirmou Crocker nesta quarta-feira.
Além dos ataques no Centro de Cabul, onde ficam as embaixadas, também há relatos de que o Palácio presidencial foi atacado e homens-bomba se explodiram no Oeste da cidade e perto do aeroporto. Não houve vítimas entre os funcionários dos EUA e da Otan.
Os últimos insurgentes envolvidos nos ataques foram mortos em um prédio em construção, tomado por eles na terça-feira e usado como base para a atacar a embaixada dos EUA e a Otan. Segundo o embaixador, seis ou sete foguetes atingiram a representação americana.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |