quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ECONOMIA: Bovespa acompanha Europa e sobe na abertura

Do ESTADÃO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone

Nesta quarta-feira, a agência de classificação de risco Moody’s cortou a nota de rating de dois bancos franceses, mas o mercado parece ignorar a notícia e sobe. Na abertura, a Bolsa de Valores de São Paulo acompanhou o clima positivo na Europa e avançou 0,07%, a 55.581 pontos.
“A Moody’s cortou as notas do Société Générale e do Crédit Agricole, mas o mercado já esperava isso. Na verdade, esperava até um pouco mais: que o BNP Paribas também fosse rebaixado e que as três agências iriam revisar as notas, não só a Moody’s”, explica o operador de mesa institucional da Renascença, Luiz Roberto Monteiro.
Segundo ele, notícias positivas na Europa levam os investidores às compras. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que a comissão irá apresentar em breve opções para a introdução de um bônus único europeu para a zona do euro.
As notícias publicadas na imprensa que especulam sobre ajudas de países emergentes à Europa parecem também animar os mercados. Às 10 horas, Frankfurt sobe 2,40%, Paris, 1,41%, Londres, 1,55%, e Madri, 2,29%.
Mais cedo foi divulgado por uma revista chinesa que o
país pretende ajudar os países europeus em crise. A Índia informou que vai decidir até o fim do mês sobre de ajuda à Europa proposta pelo Brasil.
Na agenda do dia, está a teleconferência entre o primeiro-ministro grego, George Papandreou, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França,
Nicolas Sarkozy. Segundo fontes do governo francês, o acordo fechado no dia 21 de julho para ajudar a Grécia será o tema da conversa das autoridades.
“Já foram muitas reuniões. Não creio que ainda haja coelhos na cartola para resolver o problema. Está claro que a solução será de longo prazo, com um ajuste das contas dos países”, diz Monteiro.
Leia tudo sobre os mercados financeiros e a crise econômica nos Estados Unidos e Europa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |