quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MUNDO: Série de ataques em Israel deixa várias vítimas

De O Globo

Com agências internacionais

JERUSALÉM - Ao menos três ataques atingiram civis e soldados israelenses nesta quinta-feira na cidade de Eilat, no sul do país, deixando cinco mortos e dezenas de feridos no que o ministro da Defesa classificou de "grave incidente terrorista". No primeiro ataque, homens armados abriram fogo contra um ônibus. Logo em seguida, os criminosos atiraram um míssel contra um carro particular, e, em uma terceira ação, detonaram uma bomba próximo a soldados israelenses que faziam patrulha perto da fronteira com o Egito.
- Este é um grave incidente terrorista em diversos locais - afirmou o ministro da Defes, Ehud Barak. - O incidente revela a fraqueza do Egito em controlar o Sinai e conter a expansão de elementos terroristas.
A rede de televisão israelense Canal 10 já relatou um quarto ataque de homens armados na fronteira com o Egito, mas ainda não há relatos oficiais sobre a ação. O Exército disse que um "grande número" de criminosos estavam trabalhando em equipes múltiplas.
- Estamos falando de um pelotão de terror que se infiltrou em Israel - disse o porta-voz militar israelense, tenente-coronel Avital Leibovich. - Este é um ataque combinado terroristas contra israelenses.
O ataque contra o ônibus ocorreu em uma rodovia no deserto de Israel, cerca de 30 quilômetros ao norte da cidade turística de Eilat, na costa. A estrada passa a metros de distância da fronteira aberta com o Egito.
A Rádio Israel disse que alguns atiradores em um carro realizaram uma emboscada contra o ônibus civil. O serviço de ambulância Magen David Adom informou que ao menos cinco passageiros ficaram feridos.
- Foi um ataque terrorista - disse um jornalista da Rádio Israel que estava no local.
Fotos na televisão mostravam marcas de bala no pára-brisa do ônibus e janelas quebradas na lateral."
A rádio informou mais tarde que os agressores e as forças de segurança israelenses estavam travados em uma troca de tiros próximo ao local da emboscada e que havia alguns feridos.
O Egito aumentou as atividades de segurança no deserto do Sinai, que faz fronteira com Israel e a Faixa de Gaza.
Fontes de segurança egípcios disseram na terça-feira que a repressão contra grupos armados no norte do Sinai havia capturado quatro militantes islâmicos que se preparavam explodir um gasoduto.
Autoridades da inteligência no Egito disseram que grupos militantes no Sinai estavam se aproveitando do vácuo na segurança deixado pela derrubada do presidente Hosni Mubarak em fevereiro.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |