segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ECONOMIA: PIB do Japão sai melhor que o esperado e bolsas sobem

Do ESTADÃO.COM.BR

Hélio Barboza e Ricardo Criez, da Agência Estado

O Produto Interno Bruto do Japão caiu 0,3% no segundo trimestre, quando especialistas esperavam queda de até 2,6%
TÓQUIO - A Bolsa de Tóquio fechou em alta, na medida em que ações de exportadoras como Sony e Honda acompanharam o otimismo das bolsas estrangeiras, o iene se enfraqueceu ligeiramente e os dados sobre o PIB do Japão saíram melhores do que o esperado. O Produto Interno Bruto do Japão caiu 0,3% no segundo trimestre. Especialistas esperavam que o recuo fosse de 0,7% a 2,6%.
O índice Nikkei 225 adicionou 122,69 pontos, ou 1,4%, e fechou aos 9.086,41 pontos. O volume de negócios foi fraco, já que muitos participantes ficaram ausentes, em razão do período anual de férias de verão conhecido como Obon. O mercado abriu com otimismo e continuou em alta por todo o pregão, ajudado pelos dados do PIB do Japão no trimestre abril-junho, divulgados pouco antes da abertura. As duas altas consecutivas com que as bolsas dos EUA fecharam a semana passada também serviram para reforçar o sentimento.
As preocupações com o câmbio também influenciaram o humor dos investidores. O iene foi negociado mais fraco em relação tanto ao dólar como ao euro até o fechamento do pregão, às 3h (de Brasília).
Demais bolsas
Após o turbilhão da semana passada, as Bolsas da Ásia iniciaram a semana com bastante otimismo. Todos os mercados da região fecharam em alta por conta do embalo positivo de Wall Street verificado na sexta-feira e dos bons números da economia norte-americana. Não houve negociações na Coreia do Sul por ser feriado.
Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, onde os investidores também receberam bem os números sobre as vendas no varejo nos Estados Unidos. O índice Hang Seng subiu 640,09 pontos, ou 3,3%, e encerrou aos 20.260,10 pontos. A seguradora chinesa Ping An liderou os ganhos e disparou 8,9%, com expectativas de fortes resultados no balanço do primeiro semestre. A peso pesado China Mobile subiu 0,8%.
Na China, as Bolsas fecharam em alta pelo quarto pregão seguido, com a redução das preocupações sobre a inflação. O índice Xangai Composto subiu 1,3% e terminou aos 2.626,77 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,4% e encerrou aos 1.175,41 pontos. As manufatureiras e bancos lideraram os ganhos. Anhui Huamao Textile subiu 7% e CSSC Jiangnan Heavy Industry escalou 1,8%. Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) adicionou 1,2% e China Merchants Bank avançou 3,2%.
O yuan se desvalorizou em relação ao dólar após quatro sessões de valorizações históricas, em que pese o banco central chinês fixar a taxa de paridade central dólar-yuan em novo patamar recorde (de 6,3972 yuans para 6,3950 yuans) - os traders apontam cautela após as fortes altas da semana passada, quando o yuan se valorizou 0,8%. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3904 yuans, de 6,3895 yuans sexta-feira.
Com recuperação técnica, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta de 2,39%. O índice Taiwan Weighted finalizou aos 7.819,39 pontos. As peso pesado do setor tecnológico foram alvos dos caçadores de barganhas. HTC subiu 3,4%, TSMC ganhou 2,6% e Acer disparou 6,2%.
A confiança voltou à Bolsa de Sydney, na Austrália, após a maior baixa em dois anos registrada na semana passada. O índice S&P/ASX 200 estendeu sua recuperação, avançou 2,6% e finalizou aos 4.282,9 pontos, com sólido volume de negociações. Os setores de energia, de materiais, bancário e industrial tiveram desempenho acima da média. BHP Billiton avançou 4,3%.
Em Manila, a Bolsa das Filipinas também reagiu positivamente à divulgação do PIB do Japão. O índice PSE subiu 0,25% e fechou aos 4.332,63 pontos. Lepanto Mining ganhou 3,4%, mesmo porcentual de alta de San Miguel.
A Bolsa de Cingapura fechou em alta pela segunda sessão seguida, após dados globais otimistas ajudarem a estabilizar o sentimento depois de recentes fortes movimentos de vendas. O índice Straits Times subiu 0,8% e fechou aos 2.874,40 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 1,8% e fechou aos 3.960,02 pontos, com os fundos locais adquirindo blue chips recentemente afetadas.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, valorizou 2,3% e fechou aos 1.086,32 pontos, impulsionado pelas altas na bolsas regionais e pelo feriado da sexta-feira.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, ganhou 1,1% e fechou aos 1.499,74 pontos, em meio a altas nos mercados regionais, ajudado parcialmente por dados mostrando que a economia japonesa contraiu-se menos que o esperado. Os resultados dos papeis dos setores de construção, industrial e de tecnologia também impulsionaram o sentimento. As informações são da Dow Jones.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |