quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MUNDO: Regime de Gaddafi diz que 6.500 homens chegam a Trípoli para batalha

Da FOLHA.COM
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


O porta-voz do regime líbio, Mussa Ibrahim, afirmou nesta quarta-feira que mais de 6.500 homens chegaram a Trípoli nas últimas horas para apoiar as forças leais ao ditador Muammar Gaddafi na batalha pelo controle da capital.
Ibrahim fez ainda um apelo por mais reforços. "Os voluntários podem vir à Líbia e nós lhe daremos armas, munição e treinamento", disse o porta-voz à rede de TV síria Arrai.
"Se os bombardeios prosseguirem, vamos transformar a Líbia em uma fogueira e saberemos proteger os civis dos bandos e da aliança dos cruzados", afirmou o porta-voz.
Ele disse ainda que as forças armadas líbias detiveram "vários comandantes militares dos revolucionários da Otan" (Organização do Tratado do Atlântico Norte), sem dar mais detalhes.
Em mensagem divulgada pelo mesmo canal sírio, Gaddafi afirmou nesta quarta-feira que passeou de maneira incógnita por Trípoli e que não sentiu que a cidade estava em perigo.
As declarações contradizem as imagens das redes internacionais de TV, que mostram Trípoli sob explosões e constante tiroteio. Nesta terça-feira, os rebeldes oposicionistas tiveram sua maior vitória ao conquistar o complexo de Bab el-Aziziya, onde fica a residência do ditador.
Gaddafi já havia afirmado em mensagem de áudio divulgada na terça-feira que deixou o quartel-general na capital do país por "razões táticas".
"Bab el-Aziziya não era nada além que um monte de escombros após ter sido bombardeado por 64 mísseis da Otan [desde o início do conflito] e nos retiramos por razões táticas", declarou Gaddafi, que não faz qualquer referência ao local para onde se retirou.
Nesta quarta-feira, Gaddafi convocou os habitantes a "limpar" a capital dos rebeldes. "[Convoco] as tribos, os jovens, os idosos a sair às ruas e limpar Trípoli dos ratos".
"Os jovens de Tayura, Souk el Juma e os comitês revolucionários, todos devem lutar contra os traidores, é seu dever", exclamou Gaddafi à emissora, que em seu site afirma que essas declarações foram realizadas em Trípoli, embora sem precisar o local.
Além disso, o ditador líbio pediu às tribos e habitantes de outras cidades que socorram a população da capital. "Convoco às tribos de Sebha, Beni Oualid, Feran, Yufra e Anwaset, para que cada uma assuma uma área para ajudar a limpar a capital. Vocês devem tomar Trípoli e varrê-la para eliminar os ratos".
Em seu discurso, de aproximadamente sete minutos, Gaddafi também disse que os rebeldes se esconderam entre as famílias da capital e ocuparam prédios civis, o que, segundo ele, obrigou as forças do regime a evitar o combate. "O Exército não pode destruir os edifícios e as casas".
O ditador disse ainda que caminhou incógnito por Trípoli, "sem que as pessoas me vissem, e observei jovens dispostos a defender a cidade".
"Homenageio estes jovens", completou Gaddafi, que não revelou exatamente quando fez o "passeio" pela capital.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |