sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MUNDO: Primeiro-ministro do Japão renuncia

De O Globo.com.br

Com agências internacionais

TÓQUIO - O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira depois de ficar quase 15 meses no cargo.
A decisão de Kan já era esperada em meio a avaliações negativas de sua administração e disputas internas no Partido Democrático (PD) do Japão.
Kan divulgou sua decisão de deixar o cargo após o Parlamento japonês aprovar duas leis promovidas por ele relativas à reconstrução do país depois do terremoto seguido de tsunami de 11 de março.
Ele também tinha condicionado sua renúncia à aprovação de outra lei para ativar o segundo orçamento extraordinário para a reconstrução do país, a qual já foi ratificada em julho.
- Já que foram cumpridos os três requisitos que estipulei, vou deixar o cargo de presidente do partido, como me comprometi a fazer no dia 2 de junho passado - explicou Kan na reunião da executiva do PD.
O partido irá escolher um novo líder na segunda-feira, que certamente se tornará o próximo primeiro-ministro do Japão. Entre os sucessores em potencial estão o ex-ministro das Relações Exteriores, Seiji Maehara; o ministro das Finanças, Yoshihiko Noda e o ministro do Comércio, Banri Kaieda.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |