terça-feira, 23 de agosto de 2011

MUNDO: Juiz de Nova York arquiva processo contra Strauss-Kahn

Da FOLHA.COM


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


O juiz Michael Obus da Suprema Corte de Manhattan, em Nova York, anunciou nesta terça-feira o fim do processo criminal contra o francês Dominique Strauss-Kahn, ex-diretor-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional). Com isso, as acusações a que respondia foram arquivadas pela Justiça americana.
Com a decisão, Strauss-Kahn fica livre para voltar à França de forma imediata. Ele havia se declarado inocente em 6 de junho de sete acusações, incluindo tentativa de estupro, relações sexuais ilícitas (sexo oral forçado) e sequestro.
A promotoria do distrito de Manhattan havia apresentado um documento na segunda-feira descrevendo mentiras e inconsistências no depoimento da camareira Nafissatou Diallo, que acusou Strauss-Kahn de sair nu do banheiro da sua suíte do Hotel Sofitel de NY, em 14 de maio, e então obrigá-la a fazer sexo oral.
Mais cedo, Obus negou o pedido de Diallo por um promotor especial para avaliar a acusação de abuso sexual. O juiz emitiu sua decisão menos de uma hora antes da chegada prevista de Strauss-Kahn na corte para a audiência na qual as acusações foram retiradas.
Kenneth Thompson, advogado da camareira Nafissatou Diallo, que acusa Strauss-Kahn, já havia criticado a Justiça de NY após o pedido de arquivamento. "O promotor distrital de Manhattan, Cyrus Vance Jr., negou o direito de uma mulher obter justiça num caso de estupro. Ele não só deu as costas a essa vítima mas também ignorou evidências forenses, médicas e físicas neste caso", disse ao "Times".
Os advogados da camareira argumentaram que sua cliente foi tratada como suspeita e que o arquivamento do caso tem um efeito negativo sobre vítimas de crimes sexuais. Douglas Wigdor, um dos advogados, disse que o pedido foi uma "afronta" à Diallo e a "todas as vítimas" de abuso sexual.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |