sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MUNDO: Jovem baleado em protesto no Chile morre e dois dias de paralisação terminam com quase 1.400 detidos



De O Globo.com.br


Com agências internacionais


SANTIAGO - Um jovem de 16 anos baleado durante os protestos violentos que marcaram a paralisação geral no Chile nos últimos dois dias foi a primeira vítima a morrer nos confrontos entre manifestantes e policiais. De acordo com o jornal "El Mercurio", o subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla, informou que 1.349 pessoas foram detidas durante os últimos dois dias de violência.
Ubilla se negou a comentar se o jovem baleado foi atingido por um policial ou durante enfrentamentos dos manifestantes com jovens que tentavam impedir os protestos. Segundo ele, o caso será investigado. O subsecretário disse que há estrangeiros entre os detidos. O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, foi a Santiago participar das manifestações durante a greve geral.
- Como governo e como ministério do Interior, peço que se esclareça a origem e a circunstância do ocorrido, o que vai levar tranquilidade à família dele - disse o subsecretário, em referência à morte do jovem Manuel Gutiérrez Reinoso.
Segundo testemunhas, o jovem foi atingido por um tiro disparado pela polícia. A onda de manifestações, que começou há três meses, ganhou a adesão do maior grupo sindical do país, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que convocou uma paralisação de 48 horas. De acordo com uma rádio local, a polícia disparou três tiros em direção à barricada onde estava o adolescente. Uma das balas teria atingido o tórax de Manuel.
A noite de quinta-feira foi marcada por outros episódios de violência. A polícia utilizou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes na capital e em outras cidades chilenas. Também houve saques em supermercados e lojas, além de veículos incendiados na periferia de Santiago.
Universitários e alunos do Ensino Médio exigem reformas no sistema educacional. Segundo eles, a quinta-feira foi marcada pela maior manifestação no país desde o retorno à democracia, em 1990, com 600 mil pessoas em diversos protestos.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |