quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MUNDO: Filho de Gaddafi tenta negociar com rebeldes e EUA, diz CNN

Da FOLHA.COM

DE SÃO PAULO


O filho do ditador líbio, Muammar Gaddafi, está tentando entrar em contato com os Estados Unidos e com as autoridades rebeldes para negociar um cessar-fogo em Trípoli, segundo informações divulgadas pela CNN nesta quarta-feira.
Saadi Gaddafi, empresário e ex-jogador de futebol, afirmou em entrevista por e-mail que tem legitimidade para negociar um cessar-fogo, mas ainda não obteve sucesso.
De acordo com a reportagem, o filho de Gaddafi tenta negociar com autoridades rebeldes e americanas para evitar mais derramamento de sangue em ambas as partes do conflito.
Os rebeldes conquistaram na véspera uma importante vitória ao invadir o complexo militar de Bab al-Aziziya, onde fica a residência do ditador. Mas os confrontos continuam nesta quarta-feira ao redor do complexo, no aeroporto de Trípoli e no bairro de Abu Salim e a liderança rebelde sabe que a vitória final só virá com a captura de Gaddafi e seus filhos.
Sergey Ponomarev/Associated Press
Rebeldes armados andam de carro dentro do complexo de Bab al-Aziziya, que não foi totalmente controlado
Um oficial rebelde disse à rede catarina Al Jazeera que as forças pró-Gaddafi perderam o controle de 95% da Líbia até o momento. "Quem governa a Líbia é quem controla [o complexo militar] Bab al-Aziziya e essa é a realidade. Para nós, Gaddafi acabou", afirmou Abdallah Abu Afra.
Em um paradeiro desconhecido, Gaddafi afirmou em mensagem de áudio divulgada ontem que deixou o quartel-general por "razões táticas" e minimizou a importância do local. "Bab el-Aziziya não era nada além que um monte de escombros após ter sido bombardeado por 64 mísseis da Otan [desde o início do conflito]", disse.
CONFRONTOS
Nesta quarta-feira, o cenário na maioria das ruas é desértico. As vias estão cobertas de destroços e outros sinais do confronto e com pontos de checagem armados pelos rebeldes distanciados por algumas centenas de metros.
Mas os confrontos ainda acontecem em algumas partes da cidade. Atiradores de elite leais a Gaddafi se posicionaram na estrada que leva ao aeroporto de Trípoli e atiraram contra os motoristas.
Os rebeldes alegam ter controlado o aeroporto desde segunda-feira, mas, segundo a agência de notícias Associated Press, a estrada para o local foi fechada diante do intenso ataque das forças do regime. Khalil Mabrouk, um rebelde de 37 anos, disse que o aeroporto e a área no entorno estão livres de tropas de Gaddafi.
Ele afirmou, contudo, que as forças de Gaddafi localizadas ao sul do aeroporto lançam ataques com morteiros e foguetes contra os rebeldes no local.
Sergey Ponomarev/Associated Press
Rebelde ergue bandeira da causa rebelde dentro do complexo onde fica a residência de Muammar Gaddafi
Os confrontos continuam também no complexo de Bab el-Aziziya. As forças do ditador lançaram repetidos ataques com morteiros e rifles de assalto contra os rebeldes. Cerca de 20 rebeldes usam uma das paredes do complexo militar para tentar atacar os atiradores, escondidos no alto dos prédios vizinhos.
Nesta quarta-feira, Gaddafi divulgou nova mensagem de áudio e convocou os habitantes a "limpar" a capital dos rebeldes. "[Convoco] as tribos, os jovens, os idosos a sair às ruas e limpar Trípoli dos ratos". Ele disse ainda que passeou de maneira incógnita por Trípoli e que não sentiu que a cidade estava em perigo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |