sexta-feira, 7 de abril de 2017

TERROR: Polícia prende suspeito por ataque em Estocolmo

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

País reforça as fronteiras após motorista atropelar em matar 4 com caminhão


Polícia sueca patrulham o centro de Estocolmo, na Suécia - STAFF / REUTERS

ESTOCOLMO — Um homem foi detido nesta sexta-feira por suspeita de relação com o ataque em que um caminhão atropelou e matou várias pessoas em Estocolmo. Porém, a polícia não informou se a pessoa presa era a mesma da foto que foi divulgada anteriormente. No ataque, um motorista avançou contra uma multidão, deixando ao menos quatro mortos e 15 feridos — nove deles em estado grave. O caso está sendo tratado como ato terrorista pelas autoridades. O primeiro-ministro sueco, Stefan Lövfen, afirmou que o país reforçou o controle de suas fronteiras.
— Decidimos reforçar as fronteiras — declarou Lövfen em uma coletiva de imprensa.
O ataque ocorreu pouco antes das 13h GMT (10h de Brasília) perto de uma loja de departamentos no cruzamento entre uma das ruas de pedestres mais movimentadas da capital, Drottningsgatan. Uma nuvem de fumaça cobria o céu no local do incidente, isolado pela polícia.
O primeiro-ministro, Stefan Lövfen, que no momento do atentado viajava à segunda maior cidade do país, Gotemburgo, retornou à capital.
— A Suécia foi atacada. Tudo aponta para um ataque terrorista — disse o premier.
O local do ataque

Veículos da polícia circulavam em Estocolmo usando alto-falantes e pedindo às pessoas para irem direto para suas casas, evitando grandes aglomerações. Helicópteros eram sobrevoavam o centro da cidade, e um grande número de carros da polícia e ambulâncias foram enviados ao local.
O autor do atentado havia roubado o caminhão aproveitando "uma entrega em um restaurante", declarou uma porta-voz da transportadora Spendrups, Rose-Marie Hertzman.
A polícia sueca restringiu o tráfego na Ponte Oresund, que faz fronteira com a Dinamarca e a companhia ferroviária nacional da Suécia, SJ, disse que todos os trens para a estação central de Estocolmo serão cancelados pelo resto do dia.
"Nenhum trem da SJ vai sair ou voltar para a estação central de Estocolmo durante o resto do dia", disse a companhia em um comunicado.
A Europa está em alerta para potenciais episódios terroristas, em que o uso de veículos como arma se torna uma estratégia cada vez mais comum. Foi o que aconteceu nos atentados a Londres, no mês passado; a Berlim, em dezembro; e a Nice, em julho.
O incidente aconteceu dois meses depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi amplamente ridicularizado por se referir a um atentado terrorista inexistente na Suécia. Embora o país seja conhecido pelo baixo índice de violência, as afirmações de Trump abriram um debate sobre as consequências das políticas de portas abertas para refugiados em 2015, que levou 163 mil pessoas a pedirem asilo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |