OGLOBO.COM.BR
POR JÚNIA GAMA
Petista Vicente Cândido irá apresentar seu relatório nesta terça-feira

Vicente Cândido (PT-SP) é o relator da reforma política na Câmara - Agência Câmara
BRASÍLIA - Um dia após anunciar que incluiria a criminalização do Caixa 2 e a tipificação de peculato eleitoral em seu relatório sobre a reforma política, o relator do texto, deputado Vicente Cândido (PT-SP), decidiu recuar e retirou os dois itens da proposta nesta terça-feira.
Vicente Cândido comentou que decidiu tirar de seu texto esses dois pontos a pedido dos líderes partidários. Segundo o deputado, a alegação dos colegas é de que as tipificações desses crimes relativos às eleições já estariam presentes no pacote das dez medidas anticorrupção. Tratar a Reforma Política ao lado desses itens poderia complicar sua tramitação, na avaliação desses deputados.
O recuo ocorre após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se posicionar contra a medida. Os dois estiveram reunidos hoje pela manhã na residência oficial do presidente da Câmara. Há interpretações de que criminalizar a prática abriria brecha para anistiar o que já foi feito no passado.
— Eu acho que esse tema não tem que estar na proposta, até porque nas dez medidas já foi votado — disse Maia mais cedo, referindo-se ao projeto com as dez medidas anticorrupção, que foi desfigurado na Câmara em novembro passado, e agora aguarda votação do Senado.
A comissão especial para análise da Reforma Política acontece na tarde desta terça-feira na Câmara. Vicente Cândido irá apresentar hoje seu relatório.
ÚLTIMAS DE BRASIL
Veja também
Acusado de agressão pela mulher, senador Lasier se defende na tribuna
Fachin homologa delação de João Santana e Mônica Moura
Promotor discute com Requião e diz que abuso de autoridade tem endereço certo
Maia é contra incluir criminalização do Caixa 2 na reforma política
Relator da Reforma Política inclui criminalização do Caixa 2 no texto
Previsão do tempo na política: Semana nebulosa com risco de tempestades
Comentários:
Postar um comentário