terça-feira, 10 de janeiro de 2017

SEGURANÇA: Em meio à crise na segurança, primeiros agentes da Força Nacional chegam a Manaus

Do UOL, em São Paulo

Edmar Barros/Futura Press/Estadão Conteúdo
Homens da Força Nacional desembarcam na Base Aérea de Manaus (AM)

Os primeiros 29 homens da Força Nacional chegaram a Manaus na madrugada desta terça-feira (10). O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou por volta das 2h55 (4h55 no horário de Brasília) na capital amazonense. Na noite de segunda-feira, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes anunciou o envio de 200 agentes da Força Nacional para o Amazonas e para Roraima, que vivem crise no sistema penitenciário após a morte de 97 detentos desde o primeiro dia do ano.
Para o Amazonas, serão enviados, ao todo, 100 membros da Força Nacional. Os outros 71 membros estão a caminho da capital amazonense. Em Boa Vista, os 100 agentes da Força devem chegar ao longo do dia.
"[Os homens vão] realizar policiamento, dar apoio nos bloqueios [policiais] e policiamento no perímetro das penitenciárias", detalhou o ministro na noite de ontem.
Ele explicou que não caberá à Força Nacional substituir a polícia penitenciária. "Eles não poderão realizar a substituição dos agentes penitenciários; eles vão para reforçar [a segurança]", acrescentou.
Governadores pediram socorro
O envio de policiais da Força Nacional foi um pedido feito pelos governadores do Amazonas, José Melo (Pros), e de Roraima, Suely Campos (PP), em meio à atual crise carcerária.
Em ofício enviado hoje ao presidente Michel Temer e ao ministro da Justiça,Campos solicitou, "em caráter de urgência", o envio de cem policiais da Força Nacional, "para auxiliar nossas forças de segurança no controle da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo".
Foi para essa unidade onde foram transferidos, durante a semana passada, cerca de 280 presos depois que uma rebelião que durou 17 horas resultou no assassinato de 56 detentos, entre os dias 1º e 2, no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), em Manaus. Outros quatro encarcerados foram mortos na Unidade Prisional do Puraquequara, também na capital amazonense.
"Errei, mas não no mérito"
O ministro foi questionado se houve um erro ao ter negado, no fim de 2016, o envio da Força Nacional a Roraima.
"Eu errei por um esquecimento e aí nós fizemos uma nota [de esclarecimento]. Na resposta, na divulgação, houve um erro de comunicação. Mas no mérito [do pedido] não. Porque a Força Nacional não pode ser polícia penitenciária", disse. "Agora, foi solicitado [pelo governo de Roraima] o envio para segurança pública e foi deferido", acrescentou, explicando que os integrantes da Força Nacional são policiais militares, e, portanto, não podem tratar dos presos. "Quem prende não deve cuidar [dos presos], isso é unânime."
Em ofício enviado no dia 21 de novembro do ano passado, o governo de Roraima solicitou ajuda "em caráter de urgência". A governadora solicitou apoio do governo federal para atuar no sistema prisional do Estado, incluindo reforço da Força Nacional de Segurança, mas o pedido foi negado. À época, em resposta ao pedido de socorro, o ministro informou, por meio de ofício, que "apesar do reconhecimento da importância do pedido de Vossa Excelência, infelizmente, por ora, não poderemos atender ao seu pleito".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |