sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

MUNDO: Tiroteio deixa 5 mortos em aeroporto internacional na Flórida, diz xerife

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Há ao menos 13 feridos. Passageiros ficaram retidos após relatos de disparos. Imprensa diz que suspeito foi preso; ele seria militar de 26 anos. Novos relatos de tiros geram pânico

Mulher ferida em ataque a tiros é levada para centro de traumatologia em Fort Lauderdale - Taimy Alvarez / AP

MIAMI - Um tiroteio deixou ao menos cinco mortos e 13 feridos no aeroporto internacional Fort Lauderdale-Hollywood, perto de Miami, segundo o xerife do condado de Broward. Um suspeito foi preso após abrir fogo na tarde de sexta-feira. A prefeita Barbara Sharief deu conta de que o detido seria o único atirador. Segundo o senador da Flórida Bill Nelson, o agressor se chama Esteban Santiago. Centenas de pessoas ficaram retidas na pista do local, e o aeroporto foi fechado. O consulado brasileiro em Miami afirma que, até o momento, não tem informações sobre brasileiros entre os feridos ou mortos no ataque.

Veja também

O senador da Flórida Bill Nelson afirmou que o atirador foi identificado como Esteban Santiago e carregava uma identidade militar. Segundo informações recebidas por Nelson, o suspeito tem 26 anos e disparou um total três cartuchos antes de se sentar e esperar a chegada da polícia. Dados obtidos pela Inteligência dão conta de que ele teria formação militar, é nascido nos EUA e reside em Nova Jersey.
Houve relatos não confirmados de um novo tiroteio após a prisão do suspeito, que levou a buscas no entorno. Câmeras mostraram um outro homem sendo levado pela polícia, mas o caso não foi explicado.
PÂNICO NO SETOR DE BAGAGENS
De acordo com testemunhas, o episódio se trataria de um ataque a tiros entre os terminais 2 e 3 (os principais do aeroporto), próximo a uma região de restituição de bagagens, por volta de 13h (hora local).
"Todo mundo está correndo. A polícia disse que há um atirador e cinco vítimas", escreveu inicialmente um ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Ari Fleischer, que estava no local. Ele depois complementou as informações: "Tudo parece calmo agora, mas a polícia não deixa ninguém sair do aeroporto, pelo menos na área onde estou."
Muitos passageiros que esperavam para embarcar ou desembarcar foram levados às pressas de volta para aeronaves. Centenas ficaram retidos na própria pista enquanto aguardavam a chegada de ambulâncias e instruções de policiais.
— Parecia uma zona de guerra. Malas para todo lado. Comida no chão. Chapéus no chão. Foi uma experiência surreal — disse a testemunha Erik Whiteside à CNN.
O local do ataque

Local do ataque
Imagens nas redes sociais também mostraram pessoas feridas em uma área próxima à pista.
— Ele (o suspeito) foi baleado pela polícia. Foi absolutamente surreal. As pessoas estavam assustadas e correndo freneticamente. Estavam tropeçando umas nas outras para sair rapidamente — contou uma testemunha, Mark Lea.

Muitas pessoas ficaram retidas em pista de aeroporto na Flórida após relatos de tiroteio - Reprodução/Twitter

O governador Rick Scott recebeu instruções das autoridades e se dirigia ao local para ser informado em detalhes do ataque, segundo a imprensa.
O aeroporto em Fort Lauderdale serve a região metropolitana de Miami e opera principalmente voos locais e para o Caribe. Com cerca de 650 voos comerciais por dia, mais de 73 mil pessoas circulam pelo local todos os dias, fazendo dele o 21º aeroporto mais movimentado dos EUA. Estima-se que, em novembro passado, cerca de 2,5 milhões de passageiros estiveram ali.
Policiais se concentram em área de embarque em aeroporto de Fort Lauderdale - Reprodução

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |