terça-feira, 29 de novembro de 2016

TRAGÉDIA: Falta de combustível é a causa mais provável para queda de avião da Chapecoense, diz jornal

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

'El Tiempo', da Colômbia, aponta provas de pane seca. Investigações estão em andamento

Corpos são retirados do local do acidente - JAIME SALDARRIAGA / REUTERS

A tragédia aérea que matou 72 pessoas na Colômbia, incluindo jogadores, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, além de jornalistas e tripulação, pode ter sido provocado por uma "pane seca". De acordo com o jornal "El Tiempo", da Colômbia, falta de combustível é a causa mais provável para o acidente com a aeronave Avro RJ 85 na madrugada desta terça-feira, conforme as investigações preliminares.
A apuração das causas do desastre está sendo feita pela Aeronáutica da Colômbia, que ainda não informou um motivo oficial para o acidente. O caso só será elucidado após a análise das caixas-pretas do avião, encontradas na tarde desta terça-feira.
O jornal "El Tiempo" chamou atenção para a ausência de explosões ou de incêndio após a queda do avião, fator que poderia indicar falta de combustível na aeronave. A hipótese de "pane seca" também foi levantada pelo presidente da Associação de Aviadores Civis da Colômbia, Jaime Alberto Sierra, em entrevista à TV colombiana "Caracol".
Sierra citou a informação de que o piloto da aeronave que levava os jogadores da Chapecoense havia pedido prioridade para aterrissar no aeroporto de Medellín, mas outro avião ganhou a preferência justamente por estar com pouco combustível. Segundo o jornal "El Tiempo", a tripulação do Avro RJ85 chegou a avisar à torre de controle que precisava pousar com urgência, também por falta de combustível, mas demorou a fazer tal pedido.
- Lamentavelmente, enquanto não sei a emergência, não posso dar a prioridade que a tripulação necessita - disse Sierra, em relação ao trabalho dos controladores de voo. - Nossa hipótese é que houve problema de falta de combustível - completou.
De acordo com fontes ouvidas pelo "El Tiempo", o voo da Chapecoense recebeu autorização para pousar assim que comunicou a falta de combustível. Pouco depois, no entanto, teria ocorrido uma falha elétrica na aeronave, que desapareceu do radar.
JOGADORES TINHAM MEDO DE VOAR NAQUELE AVIÃO
A hipótese de falta de combustível ganha força também pelo relato do atacante Miguel Borja, do Atlético Nacional (COL), adversário da Chapecoense na final da Sul-Americana e que já havia viajado na mesma aeronave anteriormente. Segundo Borja, os atletas da equipe colombiana tinham medo de viajar no avião, operado pela companhia aérea LaMia.
– Nós já viajamos neste avião, conhecíamos até a tripulação. Tomara que agora que isso aconteceu as equipes tenham a consciência de melhorar as condições (de viagem), porque várias vezes paramos para abastecer. Tivemos medo, porque o avião é muito pequeno, muitas vezes parou em aeroportos para abastecer, porque não alcançaria o destino final - disse Borja ao canal colombiano "Kick Off".
O modelo original de fábrica das aeronaves Avro RJ85, a mesma que levava o elenco da Chapecoense, tem autonomia para voar no máximo 1.600 milhas náuticas (cerca de 2.960 km) de uma só vez. A distância entre Santa Cruz de la Sierra e Medellín, o trajeto do voo, é de 1.612 milhas náuticas, ou 2.985 km. Não se sabe, contudo, se a aeronave que levava a delegação brasileira havia recebido o acréscimo de tanques auxiliares, que aumentariam a distância máxima de voo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |