segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MUNDO: Trump é o maior perigo para a América Latina, diz Vargas Llosa

JB.COM.BR

Nobel de Literatura destaca que republicano é capaz de provocar "guerra mundial"

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, ressaltou que o maior perigo para a América Latina no momento é o "demagogo, populista e nacionalista Donald Trump", recém-eleito presidente dos Estados Unidos. 
"Tudo que acontece nos Estados Unidos repercute muito na América Latina, sem falar no caso do México, que pode ser brutalmente afetado pelas políticas do senhor Trump", disse o escritor, em coletiva de imprensa da 30ª Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, na qual apresentou o livro "Cinco Esquinas".
"A cultura e a civilização não vacinam uma sociedade contra o populismo e a demagogia"

Citando a promessa de Trump de retirar os Estados Unidos do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), Vargas Llosa disse ainda que, "no pior dos cenários", o republicano é capaz de provocar uma "guerra mundial". "Precisamos nos preparar para o que está por vir", advertiu. 
Para Vargas Llosa, apesar do magnata ter vencido as eleições presidenciais de novembro de maneira democrática, sua chegada à Casa Branca "é uma demonstração de que a cultura e a civilização não vacinam uma sociedade contra o populismo e a demagogia". 
O Nobel de Literatura chegou a comparar a chegada ao poder de Trump com a do ex-líder nazista alemão Adolf Hitler. "Foi uma massa mais desinformada, racista e preconceituosa, muito mais do que acreditávamos, que levou Hitler ao poder", comentou.

* Da Agência Ansa

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |