quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MUNDO: Boko Haram liberta 21 estudantes sequestradas na região de Chibok

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Governo da Nigéria diz que continuam negociações para libertação das mais de 200 meninas que ainda estão sob poder do grupo militante

Vídeo mostra homem armado com o rosto coberto e dezenas de jovens mulheres, que seriam as estudantes sequestradas há dois anos em Chibok - HO / AFP

ABUJA — O grupo extremista Boko Haram libertou 21 estudantes sequestradas em Chibok, confirmou um porta-voz da presidência da Nigéria nesta quinta-feira. O rapto de mais de 270 alunas em 2014 e a falta de ação do governo causaram indignação e condenação da comunidade internacional.
"A libertação das meninas é o resultado das negociações entre o governo e o Boko Haram intermediadas pela Cruz Vermelha Internacional e pelo governo suíço", disse uma declaração da presidência. "As negociações vão continuar".
O governo nigeriano não deu mais detalhes sobre o acordo com o grupo extremista, dizendo apenas que as 21 meninas estavam muito cansadas e que iriam primeiro descansar sob proteção da agência de segurança nacional.
Em seguida, elas serão levadas ao vice-presidente Yemi Obinsajo, disse o comunicado. O presidente Muhammadu Buhari vai viajar para a Alemanha nesta quinta-feira.
Mais cedo, uma fonte local informou à agência AFP que as jovens haviam sido trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram nesta manhã na região de Banki, na fronteira com os Camarões.
O Exército nigeriano realiza neste momento uma grande operação na floresta Sambisa, um reduto dos extremistas.
O grupo militante islâmico sequestrou mais de 270 estudantes de uma escola em Chibok em abril de 2014 — um ato que provocou comoção no mundo todo e uma campanha pela libertação das meninas.
O Boko Haram também sequestrou milhares de outras pessoas durante a sua insurgência de sete anos no Nordeste da Nigéria. Mais de 15 mil pessoas foram mortas e dois milhões foram forçadas a deixar as suas casas.
No ano passado, o grupo jihadista prometeu lealdade ao Estado Islâmico (EI).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |