sexta-feira, 16 de setembro de 2016

LAVA-JATO: Defesa de Lula distribuirá na ONU documento contra Lava Jato e Moro

FOLHA.COM

Danilo Verpa/Folhapress 
O ex-presidente Lula se emociona em discurso em resposta à denúncia do MPF contra ele, em SP

Os advogados de Lula vão a Nova York na terça (20), na abertura da 71ª Assembleia-Geral da ONU. Pretendem entregar às representações de centenas de países o memorial das acusações de abuso de poder que fizeram contra o juiz Sergio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato na comissão de direitos humanos da organização.

VIZINHO
A investida, que fará referência também ao impeachment, deve causar uma saia justa: o presidente Michel Temer fará o discurso de abertura da assembleia. Deve ser questionado sobre o assunto, já que o memorial será entregue a jornalistas estrangeiros.

RECHEIO
A peça de acusação contra Lula apresentada nesta quarta (14) pelos procuradores será incluída no memorial, como evidência de que o ex-presidente sofre "acusações sem prova", segundo o advogado dele, Cristiano Zanin Martins.

ELOGIO
Lula surpreendeu os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli na posse da nova presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, na segunda (12). No fim da cerimônia, se aproximou dos dois, pegou no braço de Toffoli e disse: "Se não fosse a coragem deste aqui [Mendes], você estava f...!".

CRÍTICA
Mendes fez duras críticas ao Ministério Público Federal depois do vazamento de citações a Toffoli na negociação de delação da empreiteira OAS. Chegou a dizer que o STF estava diante de algo "mórbido" e que os procuradores se avizinhavam do "terreno perigoso de delírios totalitários".

BRINCADEIRA
A forma cortês e até brincalhona do ex-presidente surpreendeu os dois magistrados, já que Gilmar Mendes é apontado sempre pelo PT como inimigo público número um de Lula e do PT no Judiciário.

CURRÍCULO
E, em meio à tensão da Operação Lava Jato, o juiz Sergio Moro viajou aos EUA para palestras na Universidade da Pensilvânia. Nesta quinta (15), ele tinha participação confirmada como o convidado principal de um simpósio com o tema "Produzindo Líderes de Caráter e Integridade: Incutindo Valores na Vida Pública".

CURRÍCULO 2
Moro foi descrito no programa do evento como um "líder central no fortalecimento do Estado de Direito" no Brasil pelo trabalho de "repressão à corrupção, alcançando o alto escalão das lideranças empresariais e políticas".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |