quarta-feira, 14 de setembro de 2016

GESTÃO: Não haverá obstáculo para analisar Lava-Jato, diz nova advogada-geral da União

OGLOBO.COM.BR
POR CATARINA ALENCASTRO / EDUARDO BARRETTO

Grace Mendonça assume o cargo como a primeira mulher no primeiro escalão do governo

A nova ministra da AGU, Grace Maria Fernandes Mendonça, é cumprimentada por Michel Temer - Jorge William / Agência O Globo

BRASÍLIA — Com um discurso emocionado, Grace Maria Mendonça tomou posse no fim da manhã desta quarta-feira como advogada-geral da União (AGU) em cerimônia concorrida no Palácio do Planalto, que não contou com a presença de seu antecessor no órgão, Fábio Medina Osório. Após a cerimônia de posse, a ministra afirmou ainda que não haverá nenhum obstáculo para que a AGU analise os inquéritos da Lava-Jato.
Osório foi exonerado do cargo na última sexta-feira e fez fortes críticas e acusações ao governo, que, segundo ele, queria abafar a Operação Lava-Jato. Medina Osório, também saiu atirando em Grace Mendonça, afirmando que ela protelou de propósito a entrega de informações de inquéritos da Lava-Jato solicitadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com os documentos, ele planejava entrar com uma ação contra políticos para que devolvessem o dinheiro público desviado no esquema da Petrobras. Em sua curta gestão, Osório ajuizou uma ação no mesmo sentido contra empreiteiras.
— A intimação daquele despacho sequer tinha sido recebida na AGU. O ofício dando ciência à nossa Casa só chegou ontem. Então, as providências serão adotadas. Agora que são regulares. Não há nenhum tipo de entrave.
A ministra rebateu as acusações de Medina Osório e disse que a AGU só teve conhecimento de inquéritos da Lava-Jato solicitados ao STF nesta terça-feira.
— Essas declarações (de Osório) são infundadas. Todos têm liberdade de se manifestar. Agora, eventual excesso, a gente está dentro do estado de direito, em que nós sabemos da decorrência também de todos os nossos atos — disse a nova ministra.
A primeira mulher a comandar a advocacia-geral da União também é a primeira figura feminina no primeiro escalão do governo Temer. Em seu discurso, Grace fez um agradecimento explícito a antecessores seus na pasta, como José Eduardo Cardozo (advogado da ex-presidente Dilma Rousseff no impeachment), de quem foi assessora, e Luís Inácio Adams, mas não citou Fábio Medina Osório.
— Uma Advocacia-Geral da União forte é importante sim para o estado democrático de direito. As políticas públicas federais podem contar com uma advogada pública extremamente comprometida — discursou Grace.
A nova AGU se emocionou ao falar dos pais, presentes na cerimônia, e fez uma menção especial ao marido: "Meu melhor amigo é o meu amor", disse, citando uma música de Marisa Monte. Em seu discurso, Grace Mendonça ressaltou que a AGU deve ter um perfil técnico e pregou a união nacional, a exemplo do que faz o presidente Michel Temer, dizendo que o país deve ser como "um só corpo", citando a Bíblia.
Já Temer, que estava bastante sorridente, disse em seu discurso que o governo deve ser "emocionante e alegre". E destacou o que espera do órgão que passa a ser comandado por Grace.
— A AGU vai resguardar o patrimônio e os interesses da sociedade, não só do Estado — disse.
Estavam presentes os ministros do STF Gilmar Mendes, Dias Toffoli (vice-presidente da Casa) e Luís Roberto Barroso. O ex-AGU Luís Inácio Adams, que ocupou o cargo na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, também foi à cerimônia. Também vieram prestigiar a posse representantes da igreja católica.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |