segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MUNDO: Explosão deixa oito feridos em estação de metrô em Santiago

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Governo chileno classificou ação como ‘ato terrorista’. Atentado foi o 28º de 2014
Explosão na estação escuela Militar, em Santiago, deixou oito feridos nesta segunda-feira - / Reprodução/Twitter
SANTIAGO — Uma explosão na estação Escuela Militar do metrô de Santiago do Chile deixou oito pessoas feridas — duas delas , em estado grave — nesta segunda-feira. De acordo com o jornal chileno “El Mercurio”, fontes da investigação afirmaram que um extintor de incêndio recheado com pólvora negra explodiu dentro de uma lata de lixo próxima à praça de alimentação da galeria Subcentro, que se conecta com a estação de metrô.
Membros do Grupo de Operações Policiais Especiais estão atuando no local, juntamente com ambulâncias e voluntários. A galeria foi evacuada por policiais e funcionários do metrô. A estação foi temporariamente fechada para facilitar as operações policiais.
No dia 13 de julho, uma bomba de fabricação caseira explodiu dentro de um vagão de metrô na estação Los Domenicos. Na ocasião, ninguém ficou ferido.
Segundo os bombeiros, um dos feridos dedos da mãos amputados após a explosão.
Pero Francisco de la Maza, prefeito de Las Condes, afirmou que a explosão “tem características semelhantes” às que têm acontecido na cidade ao longo do ano. Só em 2014, 28 bombas explodiram em diversos lugares da cidade. Devido a uma intensa campanha policial os ataques diminuíram há cerca de um mês. Nesta quinta-feira o país completa 41 anos do golpe militar que derrubou o presidente Salvador Allende em 1973.
O governo chileno condenou a explosão, classificando-a como “um ato terrorista”.
— Pessoas inocentes foram atingidas por este ato terrorista — afirmou Álvaro Elizalde, porta-voz da presidência. — O governo invocará a lei antiterrorista.
O ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, afirmou que o atentado “merece uma resposta enérgica”, e declarou que “o governo está coordenando todas as ações necessárias para descobrir a identidade dos autores intelectuais e materiais deste crime para levá-los à Justiça”.
— A presidente Michelle Bachelet convocou uma reunião operativa de segurança para esta terça-feira, e irá aos centros assistenciais nesta tarde para comunicar-se com os feridos e suas família — afirmou Peñailillo.
De acordo com o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy, a polícia acredita que dois homens colocaram o explosivo na estação, antes de fugir num automóvel. O veículo utilizado pelos dois suspeitos, um Chevrolet Corsa vermelho, já foi identificado, afirmou Aleuy.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |