quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MUNDO: Ataque aéreo na Síria sem aval da ONU seria ato de agressão, diz Rússia

UOL.COM.BR
Em Moscou

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira (11) que ataques aéreos contra militantes islâmicos na Síria sem um mandato do Conselho de Segurança da ONU seriam um ato de agressão, informou a agência de notícias russa Interfax.
"O presidente dos EUA falou diretamente sobre a possibilidade de ataques pelas Forças Armadas dos EUA contra posições do EIIL na Síria, sem o consentimento do governo legítimo", disse o porta-voz Alexander Lukashevich.
"A medida, na ausência de uma decisão do Conselho de Segurança da ONU, seria um ato de agressão, uma grosseira violação da lei internacional", acrescentou.
Arte/UOL
Cidades sob controle do Estado Islâmico ou sob ameaça de ataques na Síria e Iraque
Avanço de jihadistas leva Iraque a nova onda de violência
8.set.2014 - Soldado curdo segura um morteiro em posto de observação próximo à vila de Baretle, ao fundo da foto, que está sob controle do EI (Estado Islâmico), na cidade de Kazir, ao sul de Mosul, no Iraque Ahmed Jadallah/Reuters
Em uma entrevista coletiva pouco antes, o porta-voz afirmou que o combate aos militantes islâmicos na Síria e no Iraque só deve ser realizado em conformidade com o direito internacional e com o respeito pela integridade territorial dessas nações.
"É essencial combater esse mal em estrita conformidade com as práticas do direito internacional, as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e as outras da ONU em geral ... e com estrito respeito pela integridade territorial da Síria e do Iraque", disse Lukashevich.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou em pronunciamento na quarta-feira à noite que havia autorizado ataques aéreos dos EUA na Síria e mais ataques no Iraque, em uma ampla escalada da campanha contra o grupo militante Estado Islâmico.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |