sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ECONOMIA: Dilma nega 'tarifaço' e diz que gasolina subiu pouco acima da inflação

UOL

Divulgação/Ichiro Guerra
Dilma ao lado do governador do RS e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT)
A presidente Dilma Rousseff (PT) rejeitou nesta sexta-feira as críticas de que o governo federal manipula a inflação. A petista negou a possibilidade de ocorrer uma 'tarifaço' na energia em 2015 e considerou absurda a ideia de que os preços administrados estão contidos. "Depende da métrica, do método e dos interesses".
Dilma, no entanto, reconheceu que a alta da gasolina ficou um pouco acima da taxa do IPCA.
"Em termos nominais, na bomba, tivemos no meu período de governo em torno de 31% de reajuste. Se descontar o IPCA, obteremos a inflação real. A gasolina se comportou um pouco acima da taxa de inflação do IPCA", afirmou a presidente em entrevista coletiva depois de participar do desfile das campeãs na 37ª Expointer, feira do agronegócio realizada em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.
A presidente explicou os riscos de atrelar a política de preços ao mercado internacional ao ressaltar que fatores geopolíticos influenciam no preço dos combustíveis. "Se ocorrer uma rusga entre os Estados Unidos e os países do Oriente Médio, o petróleo dispara", disse a petista, acrescentando também o ambiente de instabilidade no leste europeu.
"Não é possível querer que o Brasil pegue todo o seu preço, que foi produzido aqui, com custo brasileiro e o coloque lincado a um preço internacional. Isso não quer dizer que nós não temos que buscar e criar métodos para valorizar o combustível e de reajustar ou não", afirmou.
Em uma crítica aos adversários, a petista afirmou que inviabilizar a subvenção dos bancos públicos na oferta de crédito aos produtores rurais contribui para desvalorizar o agronegócio.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |