terça-feira, 2 de setembro de 2014

COMENTÁRIO: Promessas vazias

Por Samuel Celestino - BAHIA NOTÍCIAS

O processo sucessório baiano está a se transformar num torneio de promessas vazias na tentativa de cativar o eleitor. O esforço para a catequese é mais visível – e de certo modo estonteante – a partir do PT e do seu candidato Rui Costa. Não é difícil explicar. Desde que a campanha foi iniciada o candidato patina nas pesquisas. O maior índice que conseguiu alcançar foi no último Ibope em que marcou 15% das intenções de voto, enquanto Paulo Souto, que nos últimos programas eleitorais tem tentado evitar as promessas, fica além do patamar de 40%. Prenúncio de uma possível vitória em primeiro turno.
Lídice da Mata usa promessas com parcimônia. Prefere ir ao ataque para deixar a terceira posição nas pesquisas eleitorais, onde retornou a um dígito ao ser ultrapassada por Rui. Os candidatos de partidos pequenos não têm mostrado expressão, ou conhecimentos para apresentar ao eleitor, à exceção de Marcos Mendes que, pela sua formação, expõe idéias com conhecimento do que está a dizer. Além de ser mordaz, como demonstrou no debate realizado pela Band.
O petista Rui Costa preparou-se para a candidatura e conhece as dificuldades do Estado e as suas carências. Como secretário, ficou à frente dos grupos de análises e de apresentações de propostas sobre as dificuldades da Bahia, grupo que se reunia em diversos municípios, principalmente em Feira de Santana. Passou, assim a ser conhecedor das deficiências que o Estado enfrenta, e se tornou o estuário de informações sobre as necessidades baianas. Além do mais, tornou-se também a detentor das informações sobre obras realizadas no governo Wagner. Somando uma visão à outra, chegou – presumo - à conclusão das exatas necessidades do Estado. Em outra visão, o governo atual o preparou para ser o candidato do PT. Antes, era um secretário que não dispunha de grande visibilidade da população. Daí as incertezas que o rondaram até ser lançado por Jaques Wagner à sua sucessão.
Uma coisa é ter conhecimento da realidade estadual, outra é extrapolar realizando uma campanha marcada por promessas. A Bahia, de estado mediano, embora antes fosse uma unidade federativa que integrava o grupo dos ricos, pouco a pouco perdeu a dimensão de antes – em todos os sentidos – e passou a ser uma unidade marcada pela pobreza, com um parque industrial reduzido; e grande parte do seu território incrustado na região do semiárido, com 60% da sua população na pobreza, parte dela mergulhada na pobreza absoluta, daí estar aqui o maior número de beneficiários do Bolsa Família do País. A ausência de emprego é uma triste realidade nesta região.
A partir destas considerações, as promessas constantes do candidato Rui Costa extrapolam a realidade, tomando-se em consideração as possibilidades do tesouro estadual. Não se pode prometer muito quando se tem pouco. Ele, porém, ficou contra a parede, embora conhecedor dos problemas estaduais. Provavelmente o maior que agora enfrenta é o fenômeno inesperado de Marina Silva que sobrepuja Dilma Rousseff no segundo turno e poderá vir até a ganhar a eleição presidencial já no primeiro turno, se fenômeno do PSB continuar na mesma marcha. Isso acarretará um terremoto no PT, que perderá a Presidência e, possivelmente, muitos governos estaduais, inclusive o da Bahia, pelo menos a partir das observações de agora. Será para o partido fundado por Lula um desastre total, na medida em que as consequências deverão se espraiar para as eleições proporcionais, Câmara e Senado.
O candidato Paulo Souto também se mantinha na formulação de promessas. Nos últimos programas reduziu drasticamente tais propostas por entender a mudança dos ventos, o que Rui não poderá fazer. Passou a fazer críticas mais intensas ao candidato petista, evitando ataques a Lídice da Mata que, por perder o segundo lugar nas pesquisas, voltou a sua artilharia também para o candidato governista que, assim, ficou no meio de uma artilharia cruzada.
* Coluna publicada originalmente no jornal A Tarde desta terça-feira (2).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |