quinta-feira, 15 de maio de 2014

GREVE: Agentes penitenciários entram em greve na Bahia

Da FOLHA.COM
JOÃO PEDRO PITOMBO, DE SALVADOR

Os agentes penitenciários da Bahia entraram nesta quinta-feira (15) em greve por tempo indeterminado.
Os trabalhadores pedem realização de concurso público, desmilitarização das atividades dos agentes, melhor estrutura para fiscalização e monitoramento dos presos, regulamentação do porte de arma, aposentadoria especial e pagamento de insalubridade aos servidores.
O coordenador do Sindicato dos Penitenciários da Bahia, Wellington Vasconcelos, afirma que a Bahia possui atualmente um déficit de cerca de 4.000 agentes penitenciários. Contudo, o governo do Estado sinaliza com um concurso para somente 490 servidores.
"Não há sensibilidade do governo em relação às condições de trabalho dos agentes. Por incrível que pareça, a categoria atualmente trabalha sem porte de arma e com uma estrutura deficiente para realização de revistas dos presos e familiares", diz o sindicalista.
Durante a greve, os agentes mantêm em atividade um efetivo de 30%, que vai atuar apenas no cumprimento de soltura por determinação judicial, fornecimento de alimentação e atendimento médico de emergência dos presos. As visitas aos presos estão suspensas.
No final da manhã desta quinta (15), os grevistas realizam uma assembleia em frente ao Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. A Folhatentou entrar em contato com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, mas ele não atendeu ao telefone.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |