quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

GESTÃO: Cubana que abandonou Mais Médicos tem registro profissional cancelado

De GLOBO.COM.BR
ANDRÉ DE SOUZA

Outros 89 médicos que deixaram o programa foram formalmente notificados a se explicarem
A médica cubana Ramona Matos Rodriguez Givaldo Barbosa/5-2-2014 / Agência O Globo
BRASÍLIA - A médica cubana Ramona Matos Rodríguez teve seu registro profissional cancelado pelo Ministério da Saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. É o primeiro caso a se tornar público de profissional cubano a abandonar o programa Mais Médicos. Ramona disse se sentir enganada pelo governo cubano, que retinha a maior parte do salário pago pelo governo brasileiro aos médicos participantes do programa.
Ramona começa a trabalhar hoje na Associação Médica Brasileira (AMB). Ela terá um salário de R$ 3 mil, superior ao que ganhava no Mais Médicos, e vai trabalhar na área administrativa como assessora da diretoria e presidência da AMB, na sede da entidade em Brasília. Ela também terá direito a benefícios e garantias trabalhistas, como vale-refeição, vale transporte e plano de saúde. A AMB informou ainda que vai ajudá-la a fixar residência em Brasília.
A AMB foi uma das entidades médicas que se opuseram ao programa Mais Médicos. Entre outros pontos, a AMB é contrária ao trabalho de médicos formados no exterior que não tenham passado pelo exame de revalidação do diploma, o Revalida. Como Ramona não fez o Revalida e abandonou o programa, ela está impedida de trabalhar como médica no Brasil. A AMB dará apoio para que ela faça o exame e seja aprovada para poder exercer medicina no Brasil.
Também nesta quarta-feira, foi publicada no Diário Oficial a notificação de outros 89 médicos que abandonaram seus postos de trabalho. Eles terão um prazo de 48 horas para formalizar seu desligamento do Mais Médicos. Isso deverá ser feito por meio do e-mail maismedicos@saude.gov.br. Entre os 89, há outros quatro cubanos. Um deles é Ortelio Jaime Guerra, que trabalhava em Pariquera-Açu, no interior de São Paulo, e anunciou na segunda-feira pelo Facebook que já se encontra nos Estados Unidos.
Entre os 89, há ainda 80 médicos que já tinham registro profissional no Brasil antes de ingressarem no programa. Os outros cinco são formados no exterior: um espanhol que trabalhava em Recife, uma colombiana em Belo Horizonte, um ucraniano e uma brasileira formada no México em Porto Alegre, e um argentino em Salvador.
Já estão trabalhando no Brasil por meio do programa 6.658 médicos, dos quais 5.378 são cubanos. A eles se somarão outros 2.890, sendo 2 mil cubanos, que começarão a trabalhar em março, totalizando 9.548. Segundo o ministério, com os novos profissionais, todos os municípios de maior vulnerabilidade social que aderiram ao programa terão suprida sua demanda por médicos. A meta do governo federal é ter 13 mil médicos até o fim de março.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |