quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO: MEC vai fechar vestibulares de mais de 200 cursos mal avaliados no CPC

De OGLOBO.COM.BR

Conceito Preliminar de Curso será divulgado ainda esta semana junto com lista de processos seletivos suspensos, segundo Mercadante
RIO - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira que serão fechados mais de 200 vestibulares de cursos de instituições de ensino superior que obitiveram índice insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Mercadante não informou o número exato de cursos, mas disse que será “um número expressivo, maior do que o do ano passado”, quando foram suspensos 207 vestibulares. Segundo o ministro, ainda esta semana será divulgado o CPC com a lista de cursos. A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) confirmou as informações, mas não soube precisar o dia da divulgação.
VEJA TAMBÉM
O CPC considera os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores. Os cursos que forem reprovados duas vezes consecutivas, com notas 1 ou 2, na escala até 5, sofrem punições como a suspensão de seus vestibulares. Mercadante aproveitou seu discusrso durante a entrega do Prêmio Santander Universidades, em São Paulo, para falar que é preciso ter rigor na oferta de um ensino superior de qualidade.
— No ano passado já fechamos vários vestibulares e agora vamos fechar ainda mais. Não adianta expandir, tem que expandir com qualidade — afirmou Mercadante, segundo o site G1.
Em 2012, 672 cursos foram reprovados e obrigados a firmar protocolo com o MEC, assumindo o compromisso de sanar as deficiências apontadas na avaliação. Desse total, 465 foram reprovados pela primeira vez. Eles foram liberados para realizar vestibulares, mas proibidos de aumentar o número de vagas em 2013, até que uma fiscalização in loco constate melhorias.
A proibição de matricular novos alunos atingiu 207 cursos reprovados duas vezes, em 2008 e 2011. Dentre eles, 90 cursos apresentaram piora na avaliação de 2008 para 2011, caindo do conceito 2 para o conceito 1 no CPC. Eles continuaram funcionando, mas sem fazer vestibular nem matricular novos alunos em 2013.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |