terça-feira, 19 de novembro de 2013

COMENTÁRIO: Ufa

Por NATUZA NERY - FOLHA.COM.BR

Auxiliares próximos afirmam: pesquisas internas mostram que Dilma Rousseff segue, até agora, com a imagem descolada do mensalão, daí seu premeditado toque de recolher diante das prisões do fim de semana. Não quer atrair o desgaste para o seu colo.
Ninguém, nem mesmo o mais falastrão dos ministros, está autorizado a abrir o bico.
Mas é impossível não ver um certo ar de alívio rondando os principais gabinetes do Palácio do Planalto com o fato de a execução das penas ter sido determinada este ano, não no próximo.
Nem é preciso demasiado esforço de reportagem para arrancar, no sempre revelador off, a interjeição "ufa" da boca de um interlocutor presidencial.
A despeito das pesquisas internas, muitos dizem que o governo prefere as prisões agora a ter de administrá-las em pleno ano de eleições.
Mais do que a incômoda foto das prisões em 2014, o receio era de que, ao jogar o assunto para o ano que vem, o caso pudesse alimentar a ira das ruas antes da Copa e, assim, reeditar o "junho bravio" de 2013.
Para integrantes do Palácio, se as prisões só fossem definidas após o julgamento dos tais embargos infringentes (os recursos a serem apreciados em alguns meses), uma ou outra redução de pena poderia ser esse gatilho tão temido em Brasília.
É bom lembrar que, em 2006, o mensalão era quente, e Lula foi reeleito. Em 2012, ano do fatídico julgamento, o PT conseguiu eleger Fernando Haddad em São Paulo, capital de um Estado resistente ao partido e sensível ao tema.
Se o desfecho dessa novela não se somar ao imponderável das ruas antes e durante a Copa, difícil imaginar que, desta vez, o mensalão provoque estragos maiores.

Natuza Nery é repórter especial. Na Sucursal de Brasília, é uma das responsáveis pela cobertura do governo federal e do Congresso Nacional. No exterior, realizou coberturas como a do terremoto que devastou o Haiti em 2010 e da indicação de Barack Obama à Casa Branca em 2008.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |