quarta-feira, 20 de novembro de 2013

POLÍTICA: Mesmo com proibição de visitas, 26 deputados entraram na Papuda nesta quarta-feira

De OGLOBO.COM.BR

Governador do DF visitou Genoino e verificou instalações oferecidas aos condenados no mensalão

ANDRÉ DE SOUZA (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
CRISTIANE JUNGBLUT (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)

Parlamentares da Bancada do PT dão entrevista após visitar mensaleiros na Papuda, em Brasília Givaldo Barbosa / O Globo
BRASÍLIA – Um grupo de 26 deputados do PT visitou na tarde desta quarta-feira quatro condenados no processo do mensalão: o ex-ministro da Casa Civil, o deputado José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado Romeu Queiroz, todos cumprindo pena em regime semiaberto no Complexo da Papuda, em Brasília. A visita aconteceu mesmo após a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal proibir os mensaleiros de receberem visitas hoje. Segundo o órgão, os condenados do mensalão que já receberam visita no Complexo Penitenciário da Papuda não poderão encontrar familiares e amigos hoje.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também visitou o presídio hoje. Segundo nota divulgada pelo governo distrital, ele esteve pela manhã na Papuda. O objetivo da visita foi “humanitário”, para averiguar as instalações e acomodações oferecidas aos mensaleiros e ele também teria “verificado pessoalmente” o estado de saúde de Genoino. No começo da tarde, a assessoria de imprensa do governo do DF negou que Agnelo tivesse ido à Papuda.
VEJA TAMBÉM
Apenas o líder do PT na Câmara e irmão de Genoino, José Guimarães (CE), foi em carro separado e não usou a van disponibilizada aos deputados. Guimarães teve uma conversa em separado com o irmão, cujo processo de cassação deve ser aberto nesta quinta-feira pela Mesa da Câmara.
Devanir Ribeiro disse que Genoino está indignado com sua prisão e com problemas sérios de saúde.
- O Genoino está mal de saúde - disse Devanir.
No caso de Dirceu, o ex-ministro disse que, se solto, quer ficar em Brasília para trabalhar e estudar.
Entre os parlamentares presentes estava Nelson Pellegrino (BA), que comentou o estado de saúde de Genoino. Segundo o deputado, a situação do deputado é precária e ele não deveria estar na Papuda. Segundo Pellegrino, não havia parentes com os deputados visitando os condenados.
- Não fizeram críticas (às condições da prisão). Mas há uma preocupação muito grande com a situação do deputado José Genoino, com a saúde do deputado José Genoino. A situação dele é uma situação precária, ele inclusive precisa de fazer um monitoramento das taxas dele, porque esse monitoramento é inclusive fundamental para a dosagem do medicamento que ele tem que tomar - disse Pellegrino, acrescentando:
- Então, eles nos relataram que todos os exames a que ele submeteu até agora, as juntas médicas, todas elas atestaram a gravidade da situação do deputado Genoino e atestaram que ele não pode estar custodiado aqui nessa unidade. Essa unidade não tem sequer um sistema de emergência. Se ele tiver alguma intercorrência de emergência, a unidade infelizmente não tem como dar um pronto-socorro.
O deputado, que se colocou como porta-voz do grupo, disse ainda que o procedimento na Papuda causa ‘revolta’.
- O que nós notamos é um clima de revolta muito grande nas circunstâncias em que a prisão ocorreu, completamente ao arrepio da legislação, aos procedimentos que são procedimentos normais. Esse foi o principal depoimento que ouvimos deles. O questionamento à forma como a prisão ocorreu, totalmente ao arrepio de garantias mínimas e de procedimentos mínimos legais – disse Pellegrino.
No grupo de deputados, também estavam Vicente Cândico (SP), Devanir Ribeiro (MG), Newton Lima (SP), Vicentinho (SP), Biffi (MS), Luci Choinacki (SC) e Fátima Bezerra (RN). Também estava presente o ex-deputado Paulo Rocha, que foi réu no mensalão mas terminou absolvido. Quando os deputados estavam saindo, mais uma deputada do PT chegou para visitar os petistas. Mas Marina Sant'Anna (GO) não entrou no presídio. Ela aproveitou para cumprimentar os militantes do PT que fazem vigília em frente àPapuda, a maioria deles de Goiás.
Ontem, pelo menos 16 pessoas entraram no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), unidade de regime semiaberto do complexo, para se encontrar com os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.
Aproveitando a prerrogativa concedida a parlamentares, políticos levaram ontem e anteontem parentes dos condenados para visitá-los, sem necessidade de enfrentar fila. Os demais presos só têm direito a visitas às quartas e quintas-feiras. Mulheres de detidos na Papuda reclamaram do tratamento dado aos condenados no mensalão.
A visita dos deputados revoltou um grupo de mulheres que está na entrada da Papuda aguardando a visita de quinta-feira. Eles chegam um dia antes para pegar os primeiros lugares da fila e assim passar mais tempo com os presos. Elas começaram a gritar, chamando atenção dos militantes petistas. A deputada Marina Sant'anna (PT-GO) foi até elas e tentou conversar.
As mulheres reclamaram das condições da Papuda. A deputada afirmou que visita prisões em Goiás e conhece a realidade do sistema penitenciário brasileiro. Alguns militantes petistas tentaram angariar o apoio das mulheres, pedindo para unir forças.
- Eu li em todos os sites hoje informando, não sei se é verdade, que o tratamento hoje para vocês foi diferenciado - afirmou um militante do PT.
- Pela imprensa (estar aqui) - respondeu uma das mulheres.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |