sexta-feira, 22 de novembro de 2013

GERAL: Idosa de Londrina cai de escada em cruzeiro marítimo e morre

Do JB.COM.BR

Transatlântico MSC Preziosa vai atracar com o corpo de Mercedes Lessi em Salvador, no sábado
A viagem dos sonhos da aposentada Mercedes Raia Lessi, de 87 anos, se transformou num pesadelo com final trágico. Mercedes morreu na manhã desta quarta-feira (20/11) quando retornava de uma viagem à Europa, a bordo do Transatlântico MSC Preziosa. Segundo a família, a idosa teria caído de uma escadas e batido violentamente com a cabeça, na noite de terça-feira (19). Mercedes foi encaminhada ao Posto Médico da embarcação, na companhia das duas filhas, mas morreu 12 horas após a queda. A aposentada morava em Londrina, no Paraná. O navio com o corpo da idosa vai atracar no sábado (23), em Salvador.
A aposentada Mercedes Raia Lessi sonhava com um cruzeiro marítimo para a Europa
O genro de Mercedes, o publicitário paranaense Valduir Pagani, contou que Mercedes viajava na acompanhada das duas filhas, Darli Meiri Lessi e Dirleni Luiza Lessi Pagani. Quando aconteceu o acidente, a embarcação havia saído da Itália em direção ao Brasil. "Ela [Mercedes] estava se encaminhando ao restaurante do navio para jantar e tropeçou na escada e caiu. Na queda, ela bateu com a cabeça e ficou com um hematoma e chegou a vomitar", contou Valduir. 
Segundo Valduir, Mercedes era uma pessoa muito alegre, com uma vitalidade impressionante, não aparentava a idade que tinha e ainda sonhava com o cruzeiro marítimo para a Europa. "Ela sempre dizia que queria viver até os 100 anos de idade", contou emocionado Valduir. Ao comentar o acidente, o publicitário lamentou o navio não ter estrutura médica para atender o caso da idosa. "A embarcação não possui uma Unidade de Terapia Intensiva. A Mercedes apresentou sinais vitais após a queda, precisava de um atendimento apropriado e urgente. Os médicos fizeram os primeiros socorros, mas não tinha na unidade os equipamentos necessários para o caso dela", contou Valduir. 
Na manhã desta quarta-feira, a família de Mercedes conseguiu autorização para o corpo da aposentado ser liberado em Salvador, primeira parada do navio ao retornar ao Brasil, seguindo para o porto de Santos, em São Paulo. "A companhia não queria seguir com o corpo para Santos, para não atrasar a viagem deles. Com isso, a família teria mais dias de angústias, inclusive as duas filhas que estão embarcadas. Mas ficamos sabendo hoje que as autoridades definiram que o corpo será liberado em Salvador e, após a perícia, faremos o translado para Londrina", contou o genro da idosa.
A aposentada Mercedes Raia Lessi, de 87 anos, que morreu a bordo do MSC Preziosa
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que Mercedes Raia Lessi teve um mal súbito, sofreu uma queda e faleceu na terça-feira (19), a bordo do navio MSC Preziosa. "A hóspede estava acompanhada de suas filhas em roteiro da Europa para o Brasil. A companhia lamenta muito o ocorrido e se solidariza à família", disse a empresa.
Em Termo de Transporte, empresa admite que centro médico "não está equipado a nível de um hospital em terra"
Os momentos de agonia vividos por Darli Meiri Lessi e Dirleni Luiza Lessi Pagani, filhas da aposentada Mercedes Raia Lessi, foram ainda mais intensos pelo fato delas não conseguirem a tempo um resgate para salvar a vida da idosa. "A nossa família não tem condições de pagar um resgate aéreo e, apesar da MSC estar prestando agora toda a assistência necessária, não apresentou para a gente um plano de resgate para salvar a vida dela [Mercedes]", contou o publicitário Valduir Pagani, marido de Dirleni. 
A MSC Cruzeiros esclareceu, através da sua Assessoria de Comunicação, que o Preziosa está em "navegação oceânica" e até a comunicação via satélite com o navio é precária. "Até o momento ainda não foi esclarecido se a hóspede Mercedes Raia Lessa bateu com a cabeça. Essa informação está sendo transmitida por membros da família, mas não temos certeza dos fatos", afirmou a assessora de comunicação da empresa, que também não soube dizer se a embarcação possui uma Unidade de Tratamento Intensivo para tratar de casos graves.                                                                     
Na página da companhia na internet, a MSC Cruzeiros indica a leitura de um termo com as condições de viagem
No portal da MSC Cruzeiros a empresa indica aos clientes a leitura de um termo com as "Condições Gerais de Transporte". No quinto item, a empresa prevê que o cruzeiro pode ser interrompido "por motivos ou causas alheias ao seu controle e/ou se o Comandante ou o Transportador considerarem que o término seja necessário devido a motivos de administração e/ou segurança do Navio". A cláusula seguinte deixa clara a autonomia do comandante de cumprir ou não instruções referentes às rotas de partida ou de chegada, portos de escala, interrupções, transbordos, descarga ou destino solicitadas por administração pública ou departamento e define: "nada do que seja realizado ou omitido em virtude das referidas ordens e instruções será considerado como desobediência à lei".
No portal da empresa, termo define as "Condições de Transporte"
Uma das cláusulas de definição das "Condições de Transporte"
A cláusula 16 do termo trata das questões médicas e acidentes. De acordo com as informações do termo, "o médico do cruzeiro não possui uma determinada especialidade e centro médico não está equipado a nível de um hospital em terra, uma vez que esta não é uma exigência legal. A embarcação possui equipamentos e suprimentos médicos exigidos pela legislação do Estado de bandeira. Portanto, nem o Transportador e nem o médico responderão perante o Passageiro pela eventual impossibilidade de se ministrar um tratamento específico", diz o texto. Em seguida, a empresa afirma que no caso de doença ou acidente, " é possível que o Transportador e/ou Comandante desembarquem o Passageiro para que receba a devida assistência médica necessária. O Transportador não será responsabilizado pela qualidade do tratamento médico prestado em qualquer porto de escala ou no local de desembarque do Passageiro". O termo aconselha o passageiro a contratar um seguro para cobrir eventuais despesas com tratamento médico, incluindo os custos de repatriação de emergência.                                                             
No portal da empresa, termo define as "Condições de Transporte"
Em menos de um ano, MSC Cruzeiros registra três acidentesCom a morte da aposentada Mercedes Raia Lessi sobe para três o número de acidentes em cruzeiros num período de um ano, envolvendo os transatlânticos da MSC Cruzeiros. No dia nove de fevereiro, o arquiteto Luciano de Lucca, de 30 anos, caiu do MSC Fantasia, em Santos, litoral de São Paulo. O navio fazia o roteiro turístico de Búzios (RJ) a Salvador (BA) e quando aconteceu o acidente estava atracado no porto de Santos. O hóspede, que foi acometido por uma crise nervosa, estava em uma das cabines no 11o. andar. O corpo de Luciano foi encontrado no mar três dias após a queda. 
Em dezembro de 2012, o empresário baiano Teobaldo Ferreira da Cruz, de 52 anos, morreu após sofrer uma queda no interior do navio MSC Fantasia, o mesmo onde aconteceu o acidente com o arquiteto. O caso de Cruz é semelhante ao da aposentada Mercedes. Ele viajava na companhia de familiares e amigos e ao decer uma escadaria, sofreu um mal-estar e caiu de um dos andares do navio. 
Na época, a embarcação ficou retida por sete horas no porto de Santos, para o trabalho de perícia e inspeção feitos pela Companhia dos Portos de São Paulo e pela Polícia Federal, que ficou responsável pelas investigações deste caso.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |