terça-feira, 6 de novembro de 2012

MUNDO: Mitt Romney vota e segue para comícios em Ohio e Pensilvânia

De OGLOBO.COM.BR
FERNANDA GODOY, ENVIADA ESPECIAL
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Romney vota ao lado da mulher e partidários em subúrbio de Boston
Candidato republicano vota ao lado da mulher, Ann: ex-governador segue à tarde para dois comícios - BRIAN SNYDER / REUTERS

BELMONT, EUA - Milhões de americanos já começaram a votar nesta terça-feira para decidir se reelegem Barack Obama ou entregam a Casa Branca para o republicano Mitt Romney. Centros de votação já abriram na maioria dos estados americanos. A expectativa é que o resultado seja conhecido já à meia-noite (horário local). Romney votou por volta do meio-dia (horário de Brasília) em Belmont, subúrbio de Boston, onde mora, e já seguiu para seu próximo evento de campanha, em Cleveland, Ohio. O seu adversário, Barack Obama, que votara em 25 de outubro (a primeira vez na História em que um presidente americano vota de forma antecipada), visitou na manhã desta terça-feira um comitê de campanha em Chicago, Illinois.
Acompanhado pela mulher, Ann, o candidato republicano chegou às 8h40m (hora local) e ficou 10 minutos no Beech Street Center, local de votação onde dezenas de vizinhos o esperavam. Perguntado em quem votou, o ex-governador de Massachusetts disse:
- Eu acho que você sabe.
Os apoiadores de Romney, inclusive crianças, eram maioria, mas os democratas também marcavam presença, levando cartazes com os nomes do presidente Obama. Romney acenou e sorriu para as pessoas que gritava "Go, Mitt, Go!", tiritando sob um frio de 1 grau negativo. Aqui em Belmont, um subúrbio afluente de Boston, o candidato é conhecido pelo primeiro nome.
- Todo mundo aqui tem uma história de Mitt pra contar. A minha é a do culto ecumênico da véspera do Dia de Ação de Graças de 1995, que naquele ano foi na igreja mórmon. Minha mulher tinha acabado de ter bebê e quando chegamos, ela levando nossa filha nos braços, a igreja estava lotada. Um senhor se levantou e deu seu lugar, lá nas filas da frente, para ela. Esse senhor era Mitt Romney - disse Michael Foley, que votou em Romney hoje afirmando que os EUA precisam de uma mudança e de um retorno a seus valores tradicionais.
Mas nem todos os vizinhos fecham com Romney. Um grupo de democratas panfletava e pedia votos para Obama.
- Romney vai perder até em seu distrito, porque Obama é a melhor opção para o futuro do mundo, é quem tem as melhores políticas para combater o aquecimento global - disse Mary Bradley, que votou acompanhada da filha Luna, de 12 anos, vestida de Garibaldo, uma brincadeira com o fato de Romney ter dito que cortará o financiamento da PBS, emissora pública produtora de "Vila Sésamo".
Romney encerrará o dia com um último comício na Pensilvânia e voltará a Boston para acompanhar a votação em uma festa montada no centro de convenções da cidade.
Antes mesmo do amanhecer, as primeiras urnas foram abertas na Costa Leste e em parte do Meio-Oeste, mas 31 milhões de pessoas já votaram em 34 estados, além do Distrito de Columbia. Estes votos, no entanto, só serão contabilizados nesta terça-feira. A estimativa é que ao menos 120 milhões de americanos participem do pleito.
O vice-presidente Joe Biden foi o primeiro candidato a votar nesta manhã junto com a mulher, Jill. Ele foi às urnas em Delaware pela manhã. Obama já votou em Chicago, e o candidato a vice republicano, Paul Ryan, compareceu às urnas por volta das 13h (horário de Brasília), em Wisconsin.
A decisão, seja a reeleição do democrata Obama ou a vitória de Romney, irá ditar os rumos do país nos próximos quatro anos a respeito de gastos públicos, impostos, saúde e questões de política externa, como a ascensão da China e as ambições nucleares do Irã.
Pesquisas mostram um cenário acirrado na disputa pela Casa Branca, considerada a mais apertada das últimas décadas. Obama, no entanto, aparece com uma pequena vantagem nas sondagens nos estados-chaves, considerados essenciais para a vitória no Colégio Eleitoral, como Ohio.
Pelo sistema eleitoral americano, o presidente é eleito por um Colégio Eleitoral com 538 delegados. Cada estado tem um número fixo de delegados, proporcional à sua representação no Congresso, e em quase todos os estados o vencedor pelo voto popular leva todos os delegados, independentemente da margem de votos sobre o segundo colocado.
Votação vai entrar pela madrugada
As urnas começam a ser fechadas em Indiana e Kentucky às 18h (21h no horário de Brasília). As eleições terminam nos demais estados ao logo das seis horas seguintes.
Os primeiros resultados, como é tradição, já foram apurados em Dixville Notch e Hart's Location, em New Hampshire, onde eleitores votaram logo após a meia-noite (horário local). No primeiro vilarejo, Obama e Romney empataram, com cinco votos cada. Em Hart's Location, quem se deu melhor foi o democrata, com 23 votos, contra nove do rival republicano e dois do candidato do Partido Libertário, Gary Johnson.
O caráter apertado da disputa gera temores de que se repita a situação de 2000, quando o pleito foi decidido pela Suprema Corte. As duas campanhas montaram equipes jurídicas para lidar com possíveis problemas de votação, impugnações e recontagens.
Além de decidir quem tomará à frente da Casa Branca nos próximos quatro anos, americanos também votam para o Congresso. O resultado da votação para a Câmara e parte do Senado deve influenciar o resultado das negociações em torno do "abismo fiscal" relacionado ao pacote de cortes de gastos públicos e aumentos tributários que entrará em vigor no começo de 2013, caso não haja acordo em contrário. Pelas últimas pesquisas, a expectativa é de que os democratas mantenham a pequena maioria no Senado, e que os republicanos preservem o controle da Câmara.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |