sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MUNDO: Reino Unido quer retomar diálogo sobre Assange com o Equador



De OGLOBO.COM.BR
Com agências internacionais

Chancelaria britânica entregou uma carta oficial à embaixada do governo de Quito, em Londres


Julian Assange, em discurso na janela da embaixada do Equador
Foto: OLIVIA HARRIS / Reuters
Julian Assange, em discurso na janela da embaixada do Equador OLIVIA HARRIS / Reuters
LONDRES - O governo britânico entregou nesta sexta-feira uma carta oficial à embaixada do Equador, em uma tentativa de retomar negociações sobre o caso de Julian Assange, fundador do WikiLeaks. O ministério do Exterior do Reino Unido se negou a revelar detalhes da mensagem, mas disse que entrou em contato com diversos diplomatas da América do Sul na semana passada em busca de estender o diálogo com o governo de Quito.
Assange, de 41 anos, é o centro de uma polêmica diplomática que envolve ao menos quatro países. O Reino Unido quer extraditá-lo para a Suécia, onde ele é alvo de denúncias de abuso sexual. No entanto, o australiano diz que o processo sueco faz parte de uma conspiração para levá-lo aos EUA, onde pode ser julgado por espionagem e ser condenado a morte, segundo ele.
Em 2010, o site WikiLeaks divulgou documentos secretos do governo americano sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque, gerando a ira de autoridades dos EUA. A Interpol lançou uma investigação para apurar se a página teria obtido tais documentos de forma ilegal. Temendo ser perseguido, o australiano se abrigou na casa de um amigo no Reino Unido.
Após ter esgotado seus recursos na Suprema Corte britânica, Assange pediu asilo político ao Equador, que atendeu a solicitação. Ele está há dois meses dentro da embaixada equatoriana em Londres, sob a ameaça de ser preso pela polícia britânica se deixar o local.
O presidente equatoriano Rafael Correa disse que o impasse diplomático poderia acabar “amanhã” se o Reino Unido assegurasse livre passagem a Assange, para que ele possa viajar para a América do Sul. No entanto, o governo britânico já deixou claro que prenderá o australiano assim que ele estiver fora do território diplomático equatoriano.
Esta semana, o chanceler britânico William Hague negou rumores de que o Reino Unido teria ameaçado invadir a embaixada do Equador e disse que Assange “pode ficar lá pelo tempo que achar necessário”.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |