segunda-feira, 28 de maio de 2012

MUNDO: Vaticano levanta mais suspeitas sobre vazamento de documentos


De OGLOBO.COM.BR

Com agencias internacionais

Segundo fontes, mordomo do Papa Bento XVI não agiu sozinho


Um serviçal abre a porta da livraria privada do Papa Bento XVI
Foto: POOL / Reuters
Um serviçal abre a porta da livraria privada do Papa Bento XVI POOL / Reuters
VATICANO – Um dos maiores escândalos de vazamento de informações secretas do Vaticano parece estar se expandindo, com o surgimento de novas acusações. Jornais italianos como o “Corriere della Sera” e o “Il Messaggero” divulgaram nesta segunda-feira novas suspeitas de que o mordomo do Papa Bento XVI, Paolo Gabriele, não agiu sozinho no vazamento de informações confidenciais para órgãos da imprensa.
Segundo os veículos, um cardeal - ainda não identificado - dito próximo ao Pontífice teria sido o principal articulador da ação. O jornal espanhol “El País” divulga suspeitas de que uma mulher italiana, casada e serviçal de Bento XVI, também participara do complô.
Apesar das novas denúncias, o Vaticano preferiu não comentar o assunto. Neste domingo, Bento XVI, na aparição semanal na janela de seu apartamento, disse que a Igreja e os fiéis estão vivendo “uma nova babel”, mas ressaltou que “o vento bate na casa de Deus, mas um edifício construído sobre rocha sólida não cai”. Fontes próximas ao Pontífice disseram que ele se sente “doído e atingido” pela prisão de um de seus homens mais próximos.
Na semana passada, o mordomo Gabriele, de 46 anos, foi preso após autoridades encontrarem uma série de documentos confidenciais em seu apartamento. Em alguns dos textos vazados para a imprensa italiana, estavam especificadas denúncias e casos de corrupção, má administração, nepotismo, desentendimentos financeiros e troca de favores entre religiosos da alta hierarquia da Igreja.
O Vaticano não possui prisão, por isso Gabriele está preso em uma “sala de segurança” da polícia local, dentro dos limites do pequeno Estado. Se for condenado, ele pode enfrentar mais de 30 anos de prisão por posse ilegal de documentos. Ele cumpriria a pena em uma prisão italiana, graças a um acordo entre Roma e o Vaticano.
Analistas perguntam “quem se beneficiaria com o vazamento de informações do Vaticano?”. Outros suspeitam que algumas das instâncias da Santa Sé esperam, com ansiedade, a renúncia ou a morte de Bento XVI – que acaba de cumprir 85 anos – para assumir a cadeira que fora de São Pedro.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |